Comentando SSΩ: episódio 7


Olá, amigos!

Correndo com os comentários para alcançar a exibição do Japão! Omega está cada vez melhor!
Espero que curtam!




Episódio 07 [exibido em 13/05/2012]
Punho de um amigo! Atinja, Mateoro de Pégaso!
Tomo no kobushi ! Ute, Pegasus Ryûseiken!


★ Staff principal:

Roteiro: Isao Murayama
Diretor Técnico: Hideki Hiroshima
Storyboard: Naotoshi Shida
Diretor de Animação: Akira Takahashi
Diretor Artístico: Yoshiyuki Shikano


O roteiro volta às mãos de Murayama (esteve encarregado do episódio 4 de Omega), da mesma forma que Hiroshima assume a produção do episódio (ele esteve no episódio 2). Naotoshi Shida também retoma o storyboard (ele esteve no episódio 1, além de já ter trabalhado como um dos animadores principais do filme Tenkai e de Ring Ni Kakero 1, obra também de Kurumada). outro que aparece novamente é Akira Takahashi (também foi o diretor de animação dos episódios 1, 2 e 5 de Omega). 


O destaque fica por conta do retorno de Yoshiyuki Shikano (foi o diretor artístico do belíssimo episódio 3 de Omega), nunca é demais lembrar que ele esteve envolvido na direção artística de vários episódios da série clássica de TV de Saint Seiya - em especial das fases Asgard e Poseidon - e dos filmes de Asgard, do Abel, do Lúcifer e o Prólogo da Saga do Céu! Ele faz parte do Studio Mukuo atualmente (creditado em Omega, claro).   


★ Elenco:

Kôga de Pégaso: Hikaru Midorikawa
Sôma de Leão Menor: Katsuyuki Konishi
Yuna de Águia: Satsuki Yukino
Ryûhô de Dragão: Tetsuya Kakihara
Eden de Orion: Junichi Suwabe

Diretor de Palaestra (Ionia): Ryûzaburô Ôtomo
Geki: Kiyoyuki Yanada

Ichi de Hidra: Masaya Onosaka
Guney de Delfim: Hiromu Miyazaki
Oficial: Sôta Arai

Seiya de Sagitário/Narrador: Toru Furuya

A única novidade do elenco é Hiromu Miyazaki, o dulador do Cavaleiro de Bronze Guney de Delfim. Um jovem dublador que não teve ainda papéis de destaque nas obras em que participou. Vale ainda citar o figurante Arai que já tá virando é figurinha carimbada em Omega devido às suas pontas nos episódios.

★ Um combate entre amigos, a luta de Yuna contra um novo Cavaleiro e Atena se aproxima!

  

O episódio já começa nos privando de várias lutas entre os Cavaleiros de Bronze novatos. De repente, vemos Geki encerrando as lutas do dia e anunciando que, no dia seguinte, começam as lutas em 8 finalistas. Ichi, que está na plateia, observa sem muita surpresa a classificação de Eden, bem como Ryûhô e Yuna, mas fica indignado com a posição de Sôma e Kôga. Enquanto isso, o misterioso diretor de Palaestra observa tudo (entre os spoilers da revista japonesa Animage, revela-se que Ionia é está sempre indo e vindo de Palaestra para o Santuário), mas creio que a atenção dele esteja voltada especialmente para Kôga. O Pégaso pergunta se Sôma vai conseguir lutar com os ferimentos da última luta que nós não vimos, mas ele não fica por baixo e afirma isso vai servir para equilibrar a luta entre eles.

  

No refeitório, Kôga e Sôma comem feito desesperados, competindo um com o outro. Kôga chega a se engasgar toma sem pensar o chá amargo de Ryûhô. O jovem Dragão lembra que era um chá que sua mãe, Shunrei, preparava para Shiryu recobrar as forças depois dos treinamentos. Fico pensando que deve ser o mesmo chá que Shunrei preparava para Shiryu na série clássica, quando ele voltou para Rozan depois ter ficado cego na luta contra Perseu. Enquanto Kôga e Sôma se empolgam com a possível vitória de um dos dois, Eden passa por eles e quando Kôga o chama, ele apenas diz que a luta deles é só uma abertura para a grande vitória dele no final, o que, obviamente, deixa Kôga irritado. Sôma o detém, lembrando que se ele lutasse ali, seria desclassificado do torneio e ele não quer vencer Kôga sem lutar. Naquela mesma noite, no dormitório, Kôga e Sôma comentam brevemente as palavras arrogantes de Eden, ambos se empolgam novamente em vencer um ao outro para depois enfrentar Eden. Kôga lembra  que Sôma quer vencer por causa de seu pai, mas ele também quer a vitória para ver Saori.

  
  
   

Kôga não consegue dormir e sai para treinar um pouco. Ele lembra que além de Sôma, Ryûhô também quer vencer por seu pai (oque lembra quando Shiryu entrou na Guerra Galáctica para vencer em nome do Mestre Ancião, que era como seu pai, para mostrar suas habilidades aprendidas e depois da mentira de Shunrei, para honrar seu mestre que estava supostamente doente). Mesmo não tendo conhecido seu pai, Kôga lembra que Tatsumi e Shaina eram como seus pais. Ele lembra de Seiya, que também era uma figura de influência durante toda a sua vida, mesmo sem conhecê-lo. Geki o encontra  e eles conversam sobre Seiya. Eis que Geki recorda de quando enfrentou Seiya na Guerra Galáctica, da persistência dele e de que Seiya salvou Atena muitas vezes com o Meteoro de Pégaso. Enquanto olha para a constelação de Pégaso, Geki também fala que acredita que, onde quer que Seiya esteja, deve estar lutando.

  

Ao retornar ao dormitório, Kôga observa que Sôma também estava treinando. O mesmo faz Yuna, que enquanto se concentrava, teve um mau pressentimento, justamente quando estrelas cadentes cortavam o céu. Isso me lembrou a fala de Hyoga no começo do filme da Éris, que afirmava que estrelas cadentes eram um mau presságio, o que depois vemos novamente acontecer com ele nos OVAs de Hades Santuário, quando os Espectros começam a atacar.

  
 

O dia amanhece chuvoso. Na sala de preparação, Yuna parece preocupada. Kôga pergunta para ela porque ela quer vencer o torneio, ela é chamada para ir até a arena, mas antes diz que deseja ser forte para não perder mais nada. Yuna tem um passado muito triste que só será revelado mais adiante na série. Então, pela primeira vez, vemos Yuna equipando a Armadura de Bronze de Águia.

   
  

Yuna enfrenta, Guney de Delfim (ou Golfinho se preferirem). O site da Toei afirma que Guney tem por estratégia provocar seus adversários, perturbando a concentração e evitando que mostrem suas reais habilidades na maioria dos casos. Apesar da vantagem da chuva preencher o local de água, que é atributo de Guney, o seu golpe Delphines Bomb (Bomba do Delfim) não é páreo para o Yuna, que o derrota sem grandes dificuldades usando o Tornado Divino. Sôma se impressiona com a força de Yuna, mas em entrevista à revista Animage, Reiko Yoshida, responsável pela composição da série, conta que Yuna ainda não revelou sua verdadeira capacidade.

  
 

Chega a vez de Kôga e Sôma. Eles equipam suas Armaduras e começam a se enfrentar numa equilabrada luta corpo a corpo. Então Sôma começa a disparar chamas contra o Pégaso, completando com um golpe surpresa da Chama do Desespero. Kôga é acertado em cheio, mas resiste e retruca com o Punho Reluzente de Pégaso, também acertando o Leão Menor em cheio. Ambos usam seus golpes novamente, mas  estão muito equilibrados. Ambos se dão conta que estão ficando cada vez mais fortes  durante a luta! Eden observa a luta com atenção.

  
  

Sôma decide usar sua técnica secreta, o Lionet Burning Fire (algo como Fogo Ardente do Leão Menor). Envolto nas chamas desse golpe, Kôga lembra das palavras de Geki sobre a persistência de Seiya e também de quando usou a voz de Seiya o guiou antes. Ele então se ergue e dispara o Meteoro de Pégaso (Pegasus Ryûseiken), superando o Lionet Burning Fire de Sôma e derrotando-o! Geki vê Seiya através de Kôga.

  
 

Caído no chão, Sôma lamenta para si a sua derrota, mas logo dá suas congratulações ao amigo. Enquanto isso, Ionia recebe o comunicado de Atena está vindo para Palaestra. O episódio termina com a carruagem voadora (detalhe: com uma estatua dourada de Nike sem braços e cabeça, semelhante àquela que fica na mão da estátua de Atena) de Atena cruzando o céu. Achei meio tosco isso, esses cavalos voadores e tal, mas não é a primeira vez que algo assim aparece em Saint Seiya, em The Lost Canvas, Pandora também surge no Santuário em uma carruagem puxada por uns cavalos bem macabros. Enfim, perderam a chance de mostrar em Omega o Cavaleiro de Cocheiro/Auriga, hehehe. Aliás, Atena não deveria andar por aí sem escolta de todo modo). A silhueta da cabeça de Atena lembra a silhueta de Saori, mas...


No próximo episódio, a grande virada da história! Saberemos quem é aquela Atena e o título nos antecipa a aparição de um Cavaleiro de Ouro! Imperdível!

Bem, ainda sobre o episódio 7. ostei dele, no geral. A animação foi razoável, embora as lutas não tenham sido tão empolgantes. Enfim, tem sido bem o estilo da Guerra Galáctica do clássico (tirando, claro a luta entre Shiryu e Seiya, o ponto alto daquela época). Falando nisso, o título deste episódio me lembra o do episódio 2 da série clássica (Queime! Meteoro de Pégaso! / Moero! Pegasasu Ryūseiken), em que Seiya enfrenta Geki e não é à toa, dada a referência ao combate entre Pégaso e Urso. O remake da cena de Seiya contra Geki é muito legal (apesar das mudanças do cenário em relação ao original da série clássica). Lembrou a sensação de ver os OVAs de Hades esperando para ver as cenas do clássico redesenhadas com o belo traço de Araki, Himeno e seus pupilos. De fato, quanto a isso, acho que, depois do baque de Hades Santuário, era o que mais levantava o ânimo para ver as fases Inferno e Elísios.

A luta de Yuna não foi grande coisa, mas para mim é sempre bom vê-la em cena. Guney de Delfim, vulgo Golfinho, vem para assumir a constelação que durante a série clássica foi informalmente representada pelo Cavaleiro Fantasma Golfinho, servo de Geist. Ironicamente, a Armadura de Bronze atual é de um metal flexível tal qual a dos Cavaleiros Fantasmas do Caribe daquela época. No final das contas, eles inovaram, hehehe. A constelação tem origem mitológica dúbia. Em uma das versõe do mito, Poseidon teria imortalizado a imagem de um golfinho no céu por ele ter convencido a nereida Anfitrite a se casar com ele, já em outra versão, a constelação seria uma alusão aos golfinhos que teriam salvado a vida do poeta, músico e governante de Corinto, o grego Arion de Lesbos. Os golfinhos teriam ficado encantados com o cântico que Arion teria pronunciado antes de se jogar no mar, fugindo de sua tripulação amotinada.

O golpe de Guney tem um nome inexpressivo como a maioria dos golpes de Omega. No entanto, o nome de Guney me parece uma referência à uma cidade e distrito da Turquia que possui uma bela cascata com o mesmo nome. Em turco, Güney quer dizer "do sul".

Comentários

  1. Um dos episódios que eu mais gostei! Acho que deveriam dar certo destaque aos outros Cavaleiros de Bronze. Se for comparar com a série clássica, então podemos deduzir que os outros nem devem aparecer nos episódios adiante. E se aparecerem, não será grande coisa, talvez. Uma pena. Na série clássica, na saga das 12 Casas, eu ficava inquieto, me perguntando o porque diabos os outros Cavaleiros de Bronze não subiam às 12 Casas também! A desculpa de Jabu nunca me convenceu. Uma coisa que não gostei deste episódio, foram as cenas de flashback. Elas poderiam ter um pouco de animação, como aconteceu no flashback de Ryuhou. Cenas paradas assim me fazem lembrar os OVA's Inferno e Elísios. Agora lembrei que muita gente 'brincava' dizendo de que os OVA's eram feitos em Flash. :b Nicol, uma coisa que me deixou intrigado, foi terem feito a cena com o Coliseu aberto, sendo que ele era fechado durante as lutas. Outra coisa que, você achou tosco e eu achei meio sinistro, foi a suposta estátua de Athena sem cabeça e sem braços, quando vi, achei aquilo muito sinistro. Deu a impressão de as coisas no Santuário estão mais graves do que se imagina. Como na série clássica, Athena reside fora do Santuário, enquanto tem um impostor e que todo os cavaleiros acreditam que Athena está mesmo no Santuário.
    Nicol, muito bom! Continue com os comentários dos episódios! ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nicol e galera que acompanha o site! Eu ia comentar nas matérias anteriores, mas como o Nicol acionou o modo turbo para fazer a resenhas eu falo aqui mesmo. hehehe Ah e também pq tem muitas idéias que eu esqueci! hehehe
      Bom com relação a este episódio eu não gostei muito, as batalhas foram fracas, mas em compensação a luta entre Soma e Koga serviu para reforçar os laços de amizade entre os guerreiros. Na cena final, a carruagem de Athena seria muito pomposo e arrogante para a Saori, logo se dá para desconfiar deste comportamento ( isso agente comenta mais pra frente senão fica muito spoilers).
      Nesse episódio também se mostrou a força de Soma, que nos outros comentários o pessoal disse que ele era o mais fraco dentre os principais. Eu não concordo, pô todo mundo esculachou nosso compatriota, vocês acham que é fácil um cidadão brasileiro no meio desta cultura nacional de ética distorcida o indivíduo se tornar um honrado cavaleiro da esperança, da justiça e de etc, etc, etc ... hehehe o cara tem que ser predestinado mesmo! Além disso, eu acho ele o mais carismático e humilde. O koga é muito cabeça dura e bobo, a Yuna, pô Nicol desculpa, mas ela é chatinha e arrogante, o dragãozinho eu acho que ele ser filho do Shyriu subiu a cabeça dele, e o Eden ne se fala. Bom, essa é a impressão inicial que eu tenho.
      Outra questão que eu queria falar era sobre a situação do poder se subdividir em elementos, eu acho que pela lógica da estória não ficou legal, pois antes os cosmos controlavam diversos elementos e os fazia interagir, agora o conceito dos elementos restringiu muito os poderes e agora só há golpes variados na forma de água, fogo, eletricidade e etc, , além disso outros elementos e forças foram, a princípio, deixados de lado como metais, forças psíquicas, outros gases que não o ar, outras energias não conficuradas como luz e etc. Ou então, vcs acham que elementos com algumas características similares se configurariam nos elementos citados na classificação dos poderes dado pelo anime?
      Bom, deem a opinião de vcs, por favor. Abraços.

      Excluir
    2. @Mirai Trunks

      Bom, essa do Coliseu aberto eu nem espantei tanto, os flashbacks geralmente acabam mudando um detalhe ou outro, veja o do Sôma, por exemplo, nem da série clássica era, mas mudou de entardecer para noite logo. Nos próprios OVAs de Hades tinham flashbacks com diferenças tbm, o mais diferente era o do Seiya contra Rune no Meikai, em que ele lembra dos Adversários passados e vemos ele batendo no Saga com Armadura de Gẽmeos e cabelos azuis, e até no Asterion aparecia ele dando uma surra se não engano. Enfim, acontece.

      Sobre a estátua, me parecia não ser a de Atena, mas a de Nike, supostamente uma cópia da imagem que existe na estátua de Atena.

      Sobre a impostora que se passa por Atena, a grande dúvida é: será que foi Saori quem a colocou antes em seu lugar ou ela foi plantada por Marte?

      Excluir
    3. É verdade, Nicol! A estátua é a de Nike! Tinha me esquecido que ela não tinha braços nem a cabeça. rsrs Por ter este símbolo, será que ela era uma representante direta de Athena?? Agora, os flashbacks não tem como mesmo discutir. Lembrei da 'polêmica' cena em que aparece o Orfeu tocando sua Lira para os Dourados, sendo que havia um erro cronológico. Algo do tipo. Enfim...
      Que venham os comentários do episódio 8! ^^

      Excluir
    4. Eu tenho 3 teorias sobre a "Atena" que está dando o que falar em Omega. Mas prefiro comentar mesmo quando escrever sobre o episódio 8. A verdade é que o símbolo de Nike está por toda a parte em Omega. Seja estampado na arena e nos uniformes de Palaestra, seja na carrugem, enfim...

      Excluir
  2. Nesse episodio faço a mesma observação sobre o carater 'flexível' das Armaduras (metal flexível como vc bem colocou hehe):
    Em dado momento da luta com Yuna, a Armadura de Guney - mais especificamente as golas da Armadura - fica se movendo com o vento, como se fosse uma gola de camisa normal mesmo... =P

    Ainda acho isso muito estranho, dado que estava tao acostumado com a 'rigidez' das Armaduras classicas...

    Mas enfim, vamos que vamos, série vai começar a esquentar agora, eu imagino. =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, tbm reparei na gola do Guney, mas acho que é isso mesmo, a ideia dos produtores do anime era dar essa flexibilidade às Armaduras para proporcionar melhores movimentos.

      Excluir
  3. Ih, galera, eu pus o meu comentário como resposta, mas na verdade é um comentário mesmo! Não tem como alterar não, Nicol, ein?
    Obrigado e desculpe-me pelo erro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem não, hehehe.
      Mas respondendo ao seu post.

      Bem, até agora não se confirmou oficialmente a nacionalidade de nenhum dos personagens, então vamos aguardar para saber Sôma foi mesmo estabelecido como sendo um brasileiro, hehehe.

      O Sôma para mim é mais um apoio do Kôga mesmo, ele realmente foi feito para ser como um irmão para ele. Espero que explorem mais a história do pai dele. O que me interessa mais é saber como ele virou Lionet. Eu acho que ele pode ter sido treinado por Ban e recebeu sua Armadura ou algo assim.

      Sobre os atributos (ou elementos), aparentemente não há uma regra para que um cosmo tenha atributo de apenas um elemento. Desde sempre foi dito que Kôga, por exemplo é Luz e Trevas, embora ele não saiba disso aparentemente. O fato de um Cavaleiro ter seu cosmo sob determinado atributo, não impede que ele use outro tipo de golpe, por exemplo, no episódio seguinte vemos que um vilão utiliza um golpe de dominação através da palavra que se podia dizer que era psíquico, e isso mesmo sabendo que seu atributo é trevas.

      Excluir
  4. achei muito bom esse episodio
    interessante que durante o flashback as armaduras de pegaso e urso se mantiveram como na série classica. Entao acho valido a teoria de que em algum ponto apos a batalha contra hades e antes de omega, as armaduras tiveram de ser reconstruidas e adquiriram as formas atuais.
    Quanto à animação ela realmente nunca foi espetacular em nenhum episodio até agora.

    ResponderExcluir
  5. Ah, outra coisa que eu queria comentar é que já tem mais ou menos 58 constelações reveladas, faltando poucas para completar o mistério da equivalência entre a classificação atual das constelações, como está exposta aqui no site, e a existente nas armaduras de Athena.
    Bom, tem a tese de que a cada época se construiram diversas armaduras e de acordo com a destruição de uma se construia outra de acordo com a classificação contemporânea a esta. Eu particularmente gostaria que na estória houvesse uma classificação própria do santuário contendo o número de 88 mesmo, mas algumas constelações como telescópio, microscópio, retículo (eu nem sei o que significa isso, efim. hehehe)fossem subistituidas por outras categorias referentes a objetos que existiam na antiguidade e que em classificações antigas eram utilizadas, explicando por exemplo aquela existência da armadura prateada de cérbero. Acho que fica muito mais adequada e coerente com a mitologia e a cultura grega.
    Apesar de não ter ouvido esta tese em nenhum fórum ( tudo bem que eu vejo raramente os fóruns e talvez já tenha sido dita, só que eu não sei!) eu acho que pode estar sendo aplicada no omega, por que, por exemplo, em relação a armadura de rena (dizem que era de uma classificação antiga, mas eu não a conheço!hehehe) do rudolph eu acho que ela poderia substituir a possível amadura de girafa que não tem nada haver com a região europeia. Sei lá, é uma ideia.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade, Vitor, há muito mais que 58 constelações reveladas. Se considerarmos todas as obras, desde os mangás, animes, filmes e afins, já temos quase todas as constelações reveladas, mais algumas que nem constelações oficiais em uso são. Pois é, Kurumada foi mais criativo e resolveu adotar Cérberos como constelação válida para um Cavaleiros, outros seguiram seu exemplo e até foram além no anime.

      Mas enfim, é uma tese válida de que as Amraduras mudem de classe e sejam construídas e reconstruídas conforme os séculos e as circunstâncias de cada era.

      Ah, e Girafa já foi utilizada, a Armadura apareceu no anime de TLC.

      Excluir
  6. Poxa, Nicol, obrigado pelas respostas!
    Bom, em relação ao Soma, realmente ele é um personagem escada para as atividades heróicas do cavaleiro de pégasus, o que não significa que ele deva ser deixado de lado, né! Assim como você falou, tomara que a história dele seja melhor desenvolvida para que justamente os fãs se apeguem ao personagem e consequentemente torçam por suas vitórias com mais paixão.
    Sobre os atributos, neste capitúlo 8, que você citou, aquele cavaleiro realmente demonstra essa não limitação que eu tinha imaginado, ele utiliza a energia psiquica, a qual a principio não estaria enquadrada em nenhuma categoria antes citada. De qualquer maneira essa explicação da mudança da era do cosmos passando para a era dos elementos não foi muito bem explicada, e seguindo a lógica mais ampla em contexto maior, não teve muito sentido esta passagem das era no anime. Enfim, talvez posteriormente se tenha um significado mais interessante para esta mudança, ou então isso foi só para encher linguiça mesmo, né! hehehe Ah, e o Koga têm o atributo da luz e das trevas!?! Esssa eu não sabia! Vamos ver qual lado da força ele vai escolher! hehehe
    Agora, em relação ao número de constelações reveladas, já se tem quase todas elas??? Caraca, é que eu estou acompanhando pelo site do fã clube oficial (eu acho que todo mundo conhece, mas não sei se pode falar o nome!) e nos registros deles não tem nem 58. Eu também não sabia, acho que pq não li os mangás do Lost canvas( só vi o anime, que só foi lançado até o início) e do Next dimension. Poxa eu tava confiando no site e nos fóruns, que eu nunca ouvi o pessoal falar de muitas armaduras reveladas!hehehe Pô armadura de Girafa já apareceu expressamente? E de telescópio, microscópio e retículo? Nossa essas armaduras são meio intragáveis! hehehe Poxa é muito esquisito, pois qual o critério de oficialização das 88 armaduras, a decisão é da "confederação internacional dos cientistas astronomos"! hehehe
    Um abração e obrigado pelas respostas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode falar a vontade o nome de qualquer outro site. Embora não sabia que houvesse um "fã clube oficial". Que eu saiba nem no Japão há um fã clube oficial. Enfim, Telescópio, Microscópio e Retículo não apareceram ainda. Mas entre anime e mangá, existem 4 constelações que foram utilizadas, talvez elas sirvam para substituir constelações mais modrnas como essss. De todo modo, não há critério para a escolha das Armaduras, mas as atuais 88 constelações foram oficializadas em 1930 pela União Astronômica Internacional.
      Abs!

      Excluir
  7. Oi, Allan. Desculpe a demora em responder é que tive uns probleminhas aí neste fdm. Enfim, pô,(olha vou falar ein! hehehe) o site é www.cavzodiaco.com.br e tá escrito em um icone deles o rótulo de fã-clube oficial, além disso, como eles sempre tão falando sobre a ajuda que eles dão as empresas que trabalham com a marca cavaleiros, por exemplo na tradução do jogo de ps3 eles ajudaram, eu pressupus que era o site do fã-clube oficial, apesar de não ter muita idéia de qual o requisito necessário para que um fã-clube tenha esse status! Bom eu não tenho muita certeza se é do fã-clube oficial, alias quase nenhuma, hehehe, mas eu sei que até que as informações que eles passam são boas e sempre se tem notícia atualizada sobre tudo que se refere ao mundo deste anime! Na realidade, são três sites que eu frequentemente acompanho sobre a série: o seu, pq tem um conteúdo ótimo e mais aprofundado; o do cavzodiaco, por causa das informações diversas; e um outro site, que acho que não devo falar pra não dar problema legal pro blog e pra vc, apesar de ser muito díficil, mas é melhor eu acho, que é pra baixar todos os desenhos inclusive o omega, que eles sempre disponibilizam direitinho.
    Agora, com relação a ecolha do tipo de armadura e sua respectiva constelação poderia se utilizar, para ficar mais coerente numa lógica da estória, uma classificação própria do santuário e não de uma organização como a UAI. Enfim nós fãs é que tentamos racionalizar cada ponto da série! hehehe Mas bem que o Kurumada podia levar isso em consideração e dar atenção a esses detalhes, né! Sei lá.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu mesmo já mencionei eles aqui. Repito, nunca vi a Toei dar a chancela de fã clube oficial para ninguém por aí, e nem eles são os representantes oficiais dos criadores da série. Ocorre que eles conseguiram ao longo dos anos manter relações (como consultores) com as editoras que publicaram Saint Seiya aqui, bem como a Playarte e demais empresas que comercializam produtos aqui, tudo em grande parte pela relação informal que mantiveram com o licenciador da obra aqui no Brasil.
      Quando não trazem informações direto dessas empresas, do licenciador e dos contatos que eles proporcionam, eles se limitam a replicar notícias públicas por fãs em grandes fóruns e sites especialmente de outro idioma, em muitos casos repetindo palavra por palavra do que é dito pelos outros 9com erros e má interpretação até). Claro, não é 100%, mas eu diria que é quase isso. Já cheguei a trabalhar com eles anos atrás até que me afastei pela conduta do Vilarinho. Mas é fato que aos poucos eu vejo que ele tem mudado e até referências ao meu site e às notícias que porventura divulgo pelo meu twitter ou fóruns ele acaba mencionando, assim como as de outras pessoas por aí, eventualmente. De todo modo, reconheço que, bem ou mal, o site cavzod.com.br conquistou seus fãs e seu espaço de um jeito ou de outro. Ainda discordo de Vilarinho em muitas coisas, mas dedico o mesmo respeito a ele que desejo que ele ou qualquer outro tenha comigo ou com o meu site. Só faço uma crítica veemente à forma como ele perpetua erros de tradução e adaptação da série, por muitas vezes desnecessários. Erros por muitas vezes cometidos por outros também. Enfim, é tarde para salvar isso.

      Aqui no site procuro trazer tudo com um teor mais informativo e meramente de divulgação. Aqui você não vê usarmos a marca Saint Seiya e as imagens para fins de lucro pessoal. Não temos nenhuma loja virtual anexada ao nosso site ou algo assim. Os únicos anúncios que temos aqui no Taizen são do servidor gratuito que usamos e não podemos excluí-los infelizmente, mas isso logo vai mudar.

      Há uma longa discussão sobre a flexibilização de direitos autorais para evitar a criminalização de sites como os fansubers que na maioria das vezes aquecem o mercado e estimulam a vinda de materiais oficiais. Mas isso é outra (longa) história.

      Procuro focar em traduzir e divulgar coisas que não vieram para o Brasil, e retiro numa boa quando vem de forma oficial, por isso não disponibilizo mais as traduções do LC que fazia no passado e nunca pensei em disponibilizar episódios da série clássica ou filmes (já cheguei a legendá-los anos atrás e até o Episódio Zero quando ninguém nem sabia direito o que era). E há coisas que ainda pretendo trazer e mostrar enquanto não resolverem trazer por aqui, repetindo, tudo com mero intuito de divulgação (até ensino numa boa onde comprar lá no Japão se quiserem, é só me perguntar que faço em off, porque não ganho dinheiro com anúncio de loja ou parceiria com lojas que vendem os produtos).

      Enfim, voltando ao tema, sobre a escolha das constelações, considerando que pelo menos 4 já fogem da classificação oficial mencionada, creio que já seja uma classificação própria. No entanto, Kurumada não pensa nem faz Saint Seiya sozinho, e isso se aplica a tudo, por isso as constelações nunca terão essa homogeneidade, mas Omega trouxe uma proposta interessante ao dar um reset dessa forma.
      Abs!

      Excluir
  8. Olá, Nicol. Agora entendi um pouco da situação, na verdade eles tem um relacionamento com as pessoas ligadas a marca aqui no Brasil, mas na verdade não existe nennhuma relação legal e oficial com o autor e o produto.
    Eu até pensei em falar que você deveria trabalhar em conjunto com eles, já que o seu trabalho aqui no site é de exelente qualidade, mas aí eu achei que não ia ter nada haver eu dar esta opinião(desculpa é que eu sou um pouco intrometido, hehehe). Bom como você disse, você já trabalhou com eles e teve a suas divergências, mas realmente eu não sabia, pois na verdade eu comecei acompanhar o seu site e o de outros, inclusive relacionados a outros animes, a poucos anos, uns 3 ou 4, então na verdade a minha reaproximação com a obra do cavaleiros é relativamente recente e o meu conhecimento em relação aos fãs e as pessoas que trabalham no ramo é pequena.
    Eu na realidade concordo em muito com você, pois tenho uma ideologia política ligada ao socialismo e acredito na verdade que todo o trabalho humano e seus benefícios deveriam ser divididos de forma mais igualitária possível, incluido a disponibilização de acesso aos bens culturais, como os filmes, desenhos, livros, enfim tudo que leve a uma grande construção inlectual do homem. Além disso, lazer que também está incluida nesses objetos de cultura ao contrário do que muitos pensam também é um direito fundamental, assim como a vida, a liberdade, o trabalho e outros, mas que no entanto é negado para a maioria. Isso até parece papo de político hipócrita ( muitos pensam assim), mas eu não tenho nenhuma ligação partidária e nenhuma intenção de me promover em nada, apenas realmente acredito em idéias desse tipo. Além disso, também não posso me caracterizar ainda como um socialista por que tenho pouco conhecimento teórico do assunto, mas assimilo muito os valores da solidariedade, que inclusive estão explícitos e implicitos na série Cavaleiros do Zodiáco.
    Em relação a flexibilização da lei autoral, como eu não a conheço, não posso dizer muita coisa, mas imagino que ela deva ser bem rígida, protegendo excessivamente o direito pratrimonial dos autores. Em contrapartida se esquece da grande força que os sites de fanssubers geram para os produtos, alavancando as vendas destes e mantendo os fãs fiéis ao trabalho do autor. Eu cursei direito ( mas por uns problemas de saúde não consegui obter o conhecimento necessário para ser um bom profissional, eu estou estudando e não estou trabalhando com direito, pra felicidade da sociedade, mas deixa pra lá... hehehe) e uma idéia básica que se aprende é que as leis formais nem sempre são justas e nem sempre traduzem a vontade da sociedade como deveria ser. Muitos socialistas entedem o direito como produto da vontade daqueles que tem poder econômico, o dinheiro, e não do interesse social. Apesar de ser uma visão bem parcial do direito e da justiça, uma certa verdade existe, pelo menos no contexto atual do Brasil e do Mundo, em geral.
    Enfim, abraços e continue com o seu trabalho que é muito bom e é feito por vocação e amor, não visando o dinheiro e lucro que são idéias superestimadas na cabeça das pessoas e que em consequencia desvalorizam muitos outras ideias que tem estima infinitamente superior, como a vida, a educação, a amizade(referência ao Saint Seya, hehehe) e muitos outros.

    ResponderExcluir
  9. Desculpa, mais uma coisa que eu esqueci de falar, eu acho que se você puzesse até algumas poucas propagandas para ao menos custear a despesa com o site, não seria incorreto e muito menos injusto. Só não vale exagerar e deixar o site igual a nossa televisão, cujo o conteúdo se tornou objeto secudário e as propagandas o produto principal. Aí você me diz: que socialista é esse que apoia a propaganda e um certo lucro e tal ( você pode entender, mas talvez alguns não entendam). Na verdade para um socialista não se refuta o trabalho nem a alferição de ganhos, apenas se entende que não se deve haver restrição dos bens para os outros em função de uma propriedade obtida por um determinado trabalho. E também não deve haver esta monstruosa desigualde apresentada na atualidade. Enfim, isso é papo para uma outra hora e talvez outro lugar(apesar de eu achar que tudo pode ser discutido em qualquer lugar se for para construir um conhecimento positivo) Ahhhhhh desculpa eu já tô viajando.... eu acho. Abraços de novo! hehehe

    ResponderExcluir
  10. Oi, Allan! Pô, eu e a galera estamos esperando os outros comentários! Cadê? hehehe Pô, agora tem muita coisa pra comentar, pra criticar tb tem muita! hehehe Mas até que esse último episódio deste domigo deu uma esperança pro enredo!
    Abração.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas