Comentando SSΩ: episódio 6

Olá, amigos!

Seguem os comentários do episódio 6!
Outro episódio que tive um certo esforço para extrair informações interessantes.

Espero que curtam!



Episódio 06 [exibido em 06/05/2012]
Levantam-se as cortinas! A Batalha dos Cavaleiros/Saint!
Kaimaku! Saint Fight!



★ Staff principal:

Roteiro: Akatsuki Yamatoya
Diretor/Storyboard: Hiroyuki Kakudô
Diretor de Animação: Yoshitaka Yashima

Yamatoya está de volta depois de se encarregar do roteiro do episódio 2 de Omega, lembrando que ele  foi um dos que trabalhou no roteiro do filme Tenkai. Trabalhou em muitos animes conhecidos por aqui como Full Metal Alchemist, Inuyasha, a série Digimon , Naruto, entre outros.

Kakudô é a novidade na equipe da série, ele trabalhou como diretor, produtor e se encarregou dos storyboards de muitos animes. Do mesmo modo, Yashima é novo na equipe, tendo trabalhado na série Digimon, Doraemon, Dragon Ball Z, Suite Precure e, particularmente destaco, a animação em longa metragem da obra Buddha de Osamu Tezuka. 


★ Elenco:

Kôga de Pégaso: Hikaru Midorikawa
Sôma de Leão Menor: Katsuyuki Konishi
Yuna de Águia: Satsuki Yukino
Ryûhô de Dragão: Tetsuya Kakihara
Eden de Orion: Junichi Suwabe

Diretor de Palaestra (Ionia): Ryûzaburô Ôtomo
Geki: Kiyoyuki Yanada
Hooke de Compasso: Yûsuke Numata
Oficial: Sôta Arai
Pupilo A: Yôhei Azakami
Pupilo B: Daisuke Matsumoto
Pupilo C: Hiroki Ozaki
Pupilo D: Yûgo Sasai

Seiya de Sagitário/Narrador: Toru Furuya

A única novidade do elenco é Yûshuke Numata, que apesar de ser um dublador experiente, não chegou a fazer papéis de grande destaque. Os demais figurantes do episódio são atores que já participaram nos episódios anteriores.

★ Começa a Saint Fight, novos Cavaleiros aparecem e constelações finalmente são preenchidas!

  

A Saint Fight, a Batalha dos Cavaleiros, é assunto em toda a Palaestra. Por toda parte alunos e funcionários fazem suas apostas no vencedor. Eden e Ryûhô são os favoritos, mas Haruto de Lobo, um dos 6 protagonistas da nova série, é brevemente mencionado como um possível forte candidato à vitória se não estivesse ausente (por motivos desconhecidos, talvez uma suposta missão tal qual Sôma). Enquanto isso, no refeitório, Kôga afirma que será o vencedor, só que seus amigos não tem a mesma certeza, e Ryûhô ainda lembra que logo eles serão todos adversários.

  

A entrada de Eden muda o ambiente (detalhe, ele se não usa o mesmo uniforme que os demais), Yuna comenta que todos reconhecem suas habilidades e que ele é o grande favorito para vencer a batalha. Agindo por impulso, para surpresa de todos, Kôga encara Eden, se apresenta e diz que vai ganhar por seus motivos. Mas isso não causa qualquer emoção em Eden, que o ignora. Quando Kôga parte para tirar satisfações, Orion dá atinge Kôga num piscar de dedos, nocauteando Kôga com um choque elétrico. Essa cena me lembrou o Ikki disparando o Golpe Fantasma de Fênix no Nachi, durante a Guerra Galáctica, mas o efeito foi bem diferente, claro.

  

Kôga acorda na enfermaria, e não entende o que aconteceu. Ryûhô explica que ele usou o seu atributo do trovão para mexer com o movimento do corpo de Kôga, certamente ele alterou algo no sistema nervoso do Pégaso, é uma mecânica realmente parecida com o Golpe Fantasma de Ikki. Sôma menciona que além de Eden, Ryûhô também é um dos favoritos, mas Yuna recorda sobre a diferença entre os elementos dos atributos do cosmo. Em tese, o fogo de  Sôma teria desvantagem contra a água de Ryûhô, assim como o vento de Yuna seria vantagem contra o Trovão. Eles recordam que o primeiro oponente de Eden de Orion será Dali da constelação de Coroa Boreal, que tem como atributo o vento, destacando-se por sua poderosa técnica de defesa. Kôga não se importa com tudo isso e continua afirmando que vai vencer, mas seus amigos também não pretendem perder tão fácil.

 
 

Porém, eles são interrompidos por Hooke da constelação de Compasso, que estava ouvindo tudo. Nota-se que ele anda com um um tipo de caderno, e junto com os óculos que usa, parece um tipo estudioso e intelectual. Ele aconselha Kôga a não ficar só preocupado com Eden e não esquecer de quem está na sua frente. Kôga não entende nada, mas Sôma informa que Hooke será o primeiro adversário de Kôga. Mas Kôga nem se importa e se gaba, dizendo que vai vencê-lo facilmente. Na saída da enfermaria eles encontram com o diretor de Palaestra, que cumprimenta Kõga e os outros. Ele diz que eles são promissores e afirma estar ansioso para ver a luta de Kôga.

 

Enquanto isso, Eden parece treinar sozinho, quando é interrompido por Geki, ironizando o fato dele estar treinando na véspera da luta como um aluno comum. Eden então afirma que a batalha dos Cavaleiros é bobagem, pois é óbvio que ele é quem vencerá. Geki observa que realmente ele tem habilidades que superam a categoria do Bronze, mas que pode haver alguém com um potencial oculto maior que isso. Parece que Geki aprendeu mesmo com o tempo e não é a toa que é instrutor de Palaestra. No entando, isso não abala a confiança de Eden que afirma que se houvesse alguém com tal potencial em Palaestra ele já teria percebido.

  
  

Faltando poucos dias para o início da Batalha dos Cavaleiros, todos se preparam a sua maneira, inclusive o desconhecido Dali de Coroa Boreal. No dia do torneio, em um "coliseu" com uma arena com um símbolo que remonta o báculo de Nike, flâmulas com os nomes em grego de constelações indicam quem são os 16 participantes, são 16 Cavaleiros, entre eles: Pégaso, Dragão, Águia, Leão Menor, Orion, Calibu, Esquadro, Colomba, Golfinho, Compasso, Coroa Boreal, Peixe-espada, Ave do Paraíso, restando ainda outros 3 a serem confirmados conforme novas imagens das flâmulas aparecerem.

  

O diretor de Palaestra dá início ao torneio com um discurso de que a força dos Cavaleiros ajudará a construir um novo mundo (o que me lembra as primeiras palavras divulgadas sobre Omega e, em especial, que Marte tinha a ambição de criar seu mundo novo). Enquanto Kôga fica encarando Eden, Hooke parece irritado por não receber a mesma consideração dele. Geki toma a frente da condução do torneio e lembra que o vencedor será promovido à Cavaleiro de Prata e terá uma audiência com Atena. 

  

De primeira, há uma luta desconhecida, em seguida é a luta de Sôma, mas ele não deixa Kôga assistir, querendo que ele se concentre em sua luta que será logo em seguida (será que ele também não queria que o Kôga, como seu possível próximo adversário, visse suas técnicas?). Não sabemos quem foi que enfrentou Sôma, mas apesar da luta ter sido bem difícil, ele vence e volta para a sala de espera onde Kôga estava. Kôga promete ao amigo que vai vencer também e corre para equipar sua Armadura. Infelizmente não vemos Hooke fazer o mesmo.

  
 
 

Kôga e Hooke entram na arena, Compasso tenta logo intimar Kôga, enquanto Yuna e Ryûhô comentam entre si que ninguém sabe muito sobre ele. De cara, Kôga parte para cima, mas Hooke recua rapidamente já prevendo que ele partiria para o confronto corpo a corpo, para depois atacar (desenhando um cículo no chão com os pés como se fosse mesmo um compasso, hehehe) com seu Ground Needle (Agulha de Solo). O golpe nada mais é do que usar o atributo da terra para fazer brotar do chão imensas agulhas que acertam Kôga em cheio. Kôga insiste de novo e de novo, mas o resultado é o mesmo. Ele não consegue chegar perto do oponente e ainda é atingido pelas agulhas. Pelas palavras de Hooke e a análise de Ryûhô, ficamos sabendo que Hooke tinha analisado Kôga todo esse tempo, enquanto o Pégaso não sabia nada sobre ele.

   

Hooke lembra a Kôga sobre seu conselho na enfermaria e mostra o quanto ficou irritado com a arrogância dele ao ignorá-lo como adversário. Qunado Kôga se dá conta do seu erro e desanima, Sôma aparece e dá uma bronca nele, lembrando de seu objetivo e sua promessa de lutar com ele. Kôga se anima e parte para cima novamente, mas é atingido várias vezes da mesma forma. Yuna chega a se perguntar se Kôga é idiota, mas Sôma afirma que o amigo deve ter uma estratégia com isso.

  
  

De fato, na próxima investida, Kôga consegue desviar facilmente do ataque de Hooke, mas para fugir, ele eleva o chão sob seus pés, mas Kôga escala rapidamente e atinge Hooke em cheio com o Punho Reluzente de Pégaso! A flâmula de Compasso cai com a derrota de Hooke. Ionia parece satisfeito com o que viu. Porém, mal a última luta do dia começa, e Dali de Coroa Boreal é nocauteado por Eden (sua flâmula também cai junto), para a surpresa de todos!


No próximo episódio, veremos uma luta de Yuna e o confronto entre Kôga e Sôma! 

Sobre o episódio, não tenho muito o que comentar também. Achei um episódio tão fraco quanto o anterior. Serviu mesmo para destacar a força de Eden no final, que promete ser protagonista da luta mais empolgante desse torneio.


No mais, o que posso destacar é a confirmação de novos Cavaleiros ocupando constelações até então não utilizadas na obra. Só neste episódio temos Hooke de Compasso, cujo nome da constelação em latim é Circinus (em grego, como bem me comentou o Michael, se pronuncia e escreve como Diabetes e assim está em sua flâmula: Διαβήτης). O fato de Hooke ser o tipo estrategista, que estuda seu adversário parece ser uma referência à sua própria constelação, que é uma das constelações estabelecidas no século 18 para, junto com outros instrumentos, homenagear o progresso do conhecimento. Curiosamente, ele usa óculos e tem um ar intelectual como Luciano de Esquadro e Haruto de Lobo, cujas constelações são suas vizinhas no hemisfério sul.

Seu nome pode ser traduzido de diversas formas: Fukku, Hook, Hooke, mas optei por Hooke, pois parece fazer refência a muitas coisas que tem a ver com o personagem, a saber: a cratera lunar Hooke, o asteróide 3514 Hooke, o teólogo Luke Joseph Hooke e o cientista do século XVII, Robert Hooke.

Dali de Coroa Boreal foi outro Cavaleiro novo que entrou mudo e saiu calado. O seu visual é o mais bizarro de todos em Omega até então (perdendo para o veterano Ichi apenas). O mito dessa antiga constelação varia, mas em todo caso ela seria a coroa de Ariadne, filha do rei Minos, e esposa prometida do deus Dionísio que, em um história, teria colocado a coroa no céu em comemoração ao seu casamento, em outra, teria feito isso após a morte de sua esposa. Ainda, segundo vi na wikipedia, "na mitologia árabe, a constelação era conhecida como "a bacia dos pobres" a partir do nome árabe قصعة المساكين, já que as estrelas formam um padrão assimétrico com um recuo de um lado, semelhante à bacia dos pobres. Os árabes também chamavam de Alphecca (nome dado mais tarde a Alpha Corona Borealis), o que significa separado ou dividido já que as estrelas de Corona Borealis se assemelham a uma corda frouxa de jóias."

Já seu nome é comum a algumas cidades e vilas do mundo, inclusive uma que há na China (onde a constelação também foi reconhecida pelos antigos da mesma forma), mas eu acho que ele é referência ao pintor surrealista Salvador Dali. Combina com o visual dele e da Armadura, hehehe.

É isso aí, até o próximo!

Comentários

  1. Apesar do conceito inimigos que se tornam aliados ser bem manjado,quando bem executado funciona,digo isso porque o eden é muito parecido com o ikki e se tudo correr bem, quando ele lutar ao lado do koga e dos outros, provavelmente terá as lutas mais empolgantes da série.
    De resto foi outro episodio mediano em que a animação não empolgou, muito menos a luta principal...
    Em compensação os dois proximos episódios são excelentes.

    ResponderExcluir
  2. Tomara que vc consiga visualizar as outras flamulas restantes nos proximos episodios, assim quem sabe, dá até pra tentar reproduzir as chaves do Torneio por aqui...

    Bom, só tenho duas observações a fazer sobre esse episodio:

    - Pq será que o Eden nao usa o uniforme da escola? Algo a se pensar...

    - Vc reparou que quando Kouga derrota Hooke o seu elmo se quebra?
    Achei interessante isso, pq aparentemente as novas Armaduras pareciam uma roupa, logo, nao se quebrariam...
    Mas ainda nao sei, será que é um misto de 'roupa' (digo roupa mas sei que é material com algum nome que se parece com uma roupa rs) com outro material mais proximo do material das Armaduras classicas? Os braços e pernas nao imagino quebrando da mesma forma que o elmo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que Eden não usa o uniforme pq simplesmente não se acha igual aos demais de Palaestra.

      Pois é, não deu para não reparar no elo do Hooke, tanto é que coloquei a imagem na resenha, hehehe. Na verdade, o fatos roupa é algo que já viamos no classico, quando os cavaleiros vestiam a Armadura, as roupas mudavam como por magica. Mas mesmo sendo de um metal flexivel, as novas Armaduras podem quebrar sim e vemos isso durante outros momentos, em que as Armaduras racham e até voam uns pedacinhos.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas