Análise do ND.

Olá amigos!

Perdoem pela ausência. Queria muito ter postado algo antes, mas além das sagradas obrigações do trabalho, ainda fiquei doente nos últimos dias. Aos poucos eu continuei editando o tão prometido artigo onde analiso o The Next Dimension.

Conforme avisei antes, vou comentar um pouco sobre tão esperado retorno do "Saint Seiya, The Next Dimension, Meiô Shinwa", mas também sobre seu princípio e suas idas e vindas. Originalmente eu tinha prometido dedicar um post a isso, mas gostaria de fazer do que vou comentar algo fixo, assim como fiz quando comentei sobre os finais de Hades. Aliás, gostaria de usar aquela página como parte do que gostaria de expor e em algum momento vou citá-la.

Bom, eu hesitei muito em escrever algo sobre o ND, basicamente, por esses motivos:

1 - porque a grande maioria dos que se dizem fãs de Saint Seiya se prendem única e exclusivamente à premissa de que "Kurumada é o autor de Saint Seiya, então tudo que ele escreve, diz ou até rabisca é lei - ou a tão famosa palavrinha que tem circulado na internet, CÂNON", e qualquer tentativa de falar contra essa linha é tratada como blasfêmia ou menosprezada com comentários do tipo "tem gente que só quer saber mais que o Kurumada".

2 - porque a grande maioria dos fãs e os que nem são tanto assim de Saint Seiya, mas guardam algum interesse mínimo pela série, estão tão impressionados pelo marketing criado em cima do retorno do ND como sendo "legítima sequência de Saint Seiya", que não toleram a mínima possibilidade de avaliar todo o contexto da publicação de Saint Seiya e do papel de Kurumada e seu ND nisso tudo.

3 - porque existem fãs que não foram capazes de compreender o filme "Tenkai-hen Josô Overture" e, contagiados pelos comentários negativos de Kurumada, torciam para ver um Tenkai-hen que fosse 100% as idéias de Kurumada (o que remete ao ponto 1 também).

4 - porque muitos fãs, por um ou outro motivo, criaram em suas mentes a idéia de que o "Saint Seiya, The Lost Canvas, Meiô Shinwa" é um rival do "The Next Dimension, Meiô Shinwa", e qualquer tentativa de enxergar o ND e tudo ao seu redor pode também ser tomado apenas como um banal movimento a favor do LC, ainda mais para quem taxa o LC de "não-canônico".

Eu tentei expor em outros lugares o que estou prestes a publicar aqui, mas por conta de fãs que seguem uma das (ou todas as) opções acima eu não tive bons resultados, batendo de frente com fãs mais que intolerantes. Por esse motivo e pelo fato disto aqui não ser nenhum fórum para haver debates de opiniões, caso não concordem com o que for exposto a seguir, eu recomendo que procurem os inúmeros sites, blogs e fóruns onde com certeza encontrarão quem compartilhe da idéias de que "só o que Kurumada faz é que vale" ou "o ND é que é a história legítima e o LC é só um fanfic", "o filme Tenkai foi esmagado pelo ND" e outras coisas do tipo. Resumindo, esse tipo de comentário tem em toda parte, então me poupem. Mas fiquem à vontade pra avaliar este post com uma nota bem baixa (nas estrelinhas abaixo do post), o recado estará dado e compreendo se não tiver agradado.

De todo modo, como o ND não parou, o artigo é passível de mudanças. Posso adicionar coisas, ampliar e até repensar algumas coisas e reescrever justificadamente, afinal, algumas coisas que escrevi já pensei e repensei algumas vezes ao longo dos anos em que manifestei por aí sobre o ND. Neste ponto, dúvidas e opiniões controversas ao que escrevi, mas com algum fundamento que levante algum questionamento são realmente bem-vindas, porque afinal é algo que gera mais o que se pensar e mais o que se escrever, embora para muitos não há o que pensar e, simplesmente, o ND é lei e o resto é resto (mais uma vez, o tipo de argumento batido que não me interessa).

Depois dessa breve explanação, indico o link com o artigo que escrevi sobre o ND e minha análise geral sobre seu contexto em relação aos outros mangás de Saint Seiya:



Uma análise do "The Next Dimension" e as Dimensões Paralelas de Saint Seiya.


Aos que aguardavam por isso, espero que apreciem. Aos que não gostaram ou que acham que eu só escrevi besteira, só lamento.

Nas próximas, voltarei às atividades "normais" do site, ou seja, Calendário Geral, traduções, curiosidades e mais.

Até a próxima!

Comentários

  1. Muito boa analise.
    Ainda assim, senti um quê de parcialidade em alguns comentários ao longo do texto quando você se propunha a comparar ND e TLC... Enfim, posso estar errado.
    Então, se o objetivo é dar continuidade ao clássico Saint Seiya, ND é a obra q certamente mostrará isso (dificilmente isso ficara nas mãos de TLC ou EPS G, não é? XP), logo, a canonização dada a esta nas págs da Shonen Champion (ou nas demais fontes) não é nada tão fora do comum (msm existindo o jogo de marketing como auxilio XP).
    Sobre algumas mudanças decorrentes no Prólogo 1, como uma leve alteração na aparência do Hades e tbm nas falas: creio que isso não tenha tanto peso para a crítica feita.
    Se notar, os traços do ND parecem deixar os personagens com uma aparecia um pouco diferente da q conhecíamos no clássico (vide Saori, q às vezes, devido ao estilo do traço do mangá, fica um pouco diferente). E quanto às mudanças nas falas, não teria porque a Shueisha alterar falas do clássico por causa disso, nem muito menos elas acontecerem no anime. ND é uma nova obra, msm abordando algo q já acontecera, não interfere em muita coisa o fato de algumas cenas terem sido mostradas sob outro “ângulo”. O q importa é q a mensagem principal foi mantida: Hades lembrando-se do rosto do Seiya.
    Essa parte suou mais como uma “pontada” para com os “NDetes”... XP
    No mais, só teremos certeza de alguma coisa com o passar dos caps do mangá.
    Não quero me delongar neste assunto, já q aqui não é o local apropriado para tal (acho eu XP), sendo q a comunidade (Orkut) do blog poderia ser utilizada para isso. =D

    ResponderExcluir
  2. Bem, no momento aqui tá normal. Tenta de novo, às vezes a página pode sair do ar por excesso de acessos ao mesmo tempo. Pelo meu controle aqui, tem muita gente vendo a página, mas nem todos partem aqui do site, imagino que andaram colando o link por aí e muitas outras pessoas estão entrando ao mesmo tempo. Continue tentando que dá certo.

    ResponderExcluir
  3. OLá anzo_4ever. Primeiro, obrigado por ter lido o meu artigo e ter se dado ao trabalho de comentar.

    Bem, a minha proposta era analisar e levantar questões sobre o ND em relação ao resto de Saint Seiya. Porém, é impossível ser 100% imparcial. Eu tentei ser imparcial e mostrar objetivamente questões como as diferenças visuais e da história, mas como eu disse em outras ocasiões, este site/blog é minha forma de expressar meu ponto de vista também, obviamente eu não consigui engolir o ND ainda e acho que ele deixa muito a desejar em vários aspectos. Mesmo assim, tentando ser imparcial, eu não pude deixar de ressaltar o meu ponto de vista sobre fatos, e busquei ressaltar isso. Originalmente eu até pensei em tratar isso q eu escrevi como uma "crítica", mas como eu envolvi muitos dados objetivos no que escrevi, não queria que a maioria interpretasse tudo como um tom de crítica pessoal somente.

    Bom, a intenção do LC e EpG não é ser a sequência, como eu escrevi lá, eles sempre se focaram no passado mesmo. O ND é que tem essa nova proposta recentemente. Só que o que eu concluo é q a intenção do Kurumada, pode ser usar isso para tirar a linha canônica do clássico e criar uma nova pela Akita. Aí, tudo o q existe na Shueisha seria um paralelo, e do q viesse no ND em diante, seria uma nova linha. Fazendo isso, Kurumada pode mudar o foco de tudo, e dizer que tudo fora do ND, até o q tem na Shueisha, LC, EPG (e até os animes) são paralelos ao ND.

    Considerando que originalmente se falava de Pégaso mitológico e agora se foca em um Pégaso da última geração e "amigo" de Hades, eu acho que há uma diferença considerável, mas enfim. E quanto às mudanças nas falas, se a intenção de Kurumada era de amparar a validade do ND como sequência, qualquer referência/alteração mostrada de alguma forma no clássico ou no anime que vinha do clássico, seria pertinente. Assim, o ND teria mais base para ser a sequência daquela linha canonica e não uma sequência com tom de paralelo. Ao longo do mangá clássico mesmo, grandes diferenças existiram da WSJ para os volumes compilados do mangá, e muitas diferenças existiram do mangá para o anime clássico, mas nessas mudanças, sempre se procurava algo para respaldar tudo isso e dar base, especialmente quando se trata de falar do passado. Não gosto de usar referências externas, mas lembro quando Star Wars lançou a trilogia dos episódios I, II e III. Aí na versão remasterizada do episódio VI, editaram a imagem do espírito de Dearth Vader sem a máscara em espírito pela imagem do jovem Anakin Skywalker (que não lembro o nome do ator). Enfim, se a intenção é dar base ao ND, ou pelo menos às intenções de Kurumada, o correto seria amarrar as pontas de alguma forma. E uma mudança sutil no diálogo não seria demais nem novidade para o mangá de Saint Seiya, e de Kurumada tem o poder, ele poderia ter feito isso.

    No entanto, o que foi mostrado no ND, não foi só um outro ângulo, foi um ângulo diferente para dar margem a uma outra Saga de Hades (Meiô Shinwa), já que o futuro de Saint Seiya parte de Hades, creio q a intenção do Kurumada seja justamente mudar drasticamente essa saga de Hades para daí criar um novo futuro sem se preocupar com o q ficou na Shueisha e etc.

    Na verdade, eu queria escrever um artigo só sobre os visuais do ND e a confusão que é em relação ao contexto. Há muitas e muitas diferenças, muitas vezes sutis, no visual de todos os personagens. No início, me parecia tudo mesmo sutil de diferença de traço, nada proposital para diferenciar, mas com os novos dourados, as coisas misturaram de vez.

    Pois é, com certeza o ND ainda vai dar muito o que falar com os próximos capítulos. É esperar pra ver, e como eu disse, estou disposto a colocar mais coisas no q escrevi e até reescrever algo se for o caso, se algo me levar seriamente a pensar diferente.

    Bom, já existem muitas comunidades, blogs, sites e fóruns que vão contra essa minha análise e minhas críticas. Eu particularmente ando sem vontade de entrar em discussões prolongadas como já fiz por aí, então eu tenho certeza absoluta que muita gente vai pegar o q eu escrevi e se contrapor, e tem gente q vai até falar mal, ofender e etc, não estou dizendo que é o seu caso, aliás agradeço por você ter se expressado com educação ou respeito, mesmo nós dois divergindo em alguns pontos. De todo modo, eu não tenho vontade em entrar em discussões sobre isso, pq na verdade já existem muitas, e se é simplesmente para discutir com as lógicas do que é ou não cânon que eu já conheço, acho que realmente eu prefiro ficar na minha, até pq já não tenho mais o tempo que eu tinha antes para grandes discussões.

    ResponderExcluir
  4. Realmente, discussões desse tipo no momento nem são tão viáveis até, já que se prendem basicamente à mesma coisa, como vc disse.
    Até porque o ND parou novamente num momento intrigante, quando se faz menção a Cronos e a uma possível distorção temporal. Os caps seguintes é q vão começar a responder (ou não... dependendo do Kurumada) certas indagações.

    Como eu já havia dito, a análise ficou muito boa pelo teor objetivo e as informações postadas por você. Entendo o seu lado parcial no artigo... Faz parte (ainda mais dizendo q ainda não consegue “engolir” o ND). =P
    Para os q acompanham e gostam da obra (como eu, por exemplo =P), o jeito é entender o lado da outra pessoa, q ainda assim conseguiu se ater à proposta do artigo, sendo o mais imparcial na medida do possível.

    Sobre o Kurumada arranjar um meio p/ criar uma nova linha para o ND, deixando assim o clássico como paralelo... Pode ser q sim, pode ser q não (nem tinha pensado nisso). O nome “Next Dimension” pode dar margens para interpretações assim (sabe-se lá o q ta se passando na cabeça do M.K =P).

    Retomando a questão do ângulo mostrado no Prólogo 1, não é tão diferente assim a meu ver. No clássico, como vc citou, Hades referia-se a um Pegaso mitológico; no ND não é diferente: Hades primeiro se refere ao saint mitológico e só depois diz q na encarnação anterior já convivera como um amigo dele. Assim, foi algo q o Kurumada aproveitou do clássico, abrindo essa vertente para o ND/TLC, da Guerra Santa anterior. Primeiramente vemos um Hades se referindo a alguém mitológico, mas depois o vemos aprofundar seus pensamentos, digamos assim, e lembrar-se da sua encarnação passada (essa segunda parte é o q vemos em ND), abrindo assim o leque para a história do mangá em questão.
    As diferenças ficam mais por conta dos novos quadros q “reapresentam” essa passagem do clássico.
    Por isso acredito q essas mudanças no mangá clássico não seriam tão necessárias assim, já q o ND, por si só, já mostra qual o momento em q Hades “relembra” do Pegaso mitológico e, posteriormente, de sua encarnação passada.

    Enfim, acho q já está bom, se não vc pode achar q estou querendo puxar mais e mais assuntos... Mas não. =P
    Só espero q o ND ganhe cada vez mais consistência, pois como foi dito, no inicio ele era bem introdutório, com poucas pags, deixando a desejar em algo... Mas depois q fui acompanhando todos os caps, comecei a gostar dos acontecimentos.
    Acredito no potencial do Kurumada e espero q ele deixe de preguiça e melhore o seu traço, assim como aconteceu no clássico (e o q realmente me intriga é aquela data de 1990). =P

    Finalizando, parabéns novamente pelo artigo! =D

    ResponderExcluir
  5. Eu gosto do ND principalmente porque ele trouxe uma sensação que eu não tinha faz tempo com CDZ: não ter ideia do que vai acontecer!
    Por isso torço pra que ocorra a tal viagem no tempo e quero ver mais loucuras do Kurumada XD

    ResponderExcluir
  6. Não tive paciência de ler tudo :P muito grande e também achei bem "parcial" (dentro dessa mania dos fãs de acharem que quem gosta de um dos dois mangás tem que fazer isso diminuindo o valor do outro).
    Mas soh uma coisa, é normal mangas shonen começarem com muitas páginas nos primeiros capítulos, pode ir olhar no onemanga Bleach, Naruto, Toriko.

    ResponderExcluir
  7. Caro Anônimo que não teve paciência de ler tudo que escrevi, em primeiro lugar, não houve a intenção do artigo de "diminuir o valor" de um ou outro, ao contrário, a intenção foi expor que tanto LC quanto ND tem o seu valor.

    O fato de eu particularmente não ser um fanático pelo ND e achar que ele deixa a desejar não torna o artigo parcial no sentido de desmerecer o ND e elevar o LC.

    Obviamente você não teve sequer paciência de ler o começo do tópico, pois vc se encaixa no grupo de fãs que descrevi no ponto 4, ou seja, o simples fato de falar sobre o ND sob outro aspecto é motivo para taxar tudo q escrevi de "parcial" e de uma tentativa de desvalorizar o ND em favor do LC.

    Da mesma forma que vc não teve paciência de ler tudo que escrevi e criticou de forma tão vazia, não terei paciência para levar em consideração outras críticas com esse teor, que já disse desde o princípio, já as conheço bem e sei que existe vários lugares fora daqui onde elas correm soltas.

    Sobre a quantidade de páginas dos mangás shônen, não é comum que mangás do gênero apresentem a mesma quantidade de páginas dos primeiros capítulos do LC. Fui lá, conferir no onemanga como me sugeriu. Bleach, por exemplo, tem mais de 50 páginas só no primeiro capítulo, a partir do 2º ele já não é como o LC, pois entra nos padrões das 20 e poucas páginas dos demais mangás. Com Naruto ocorre o mesmo, pouco mais de 50 páginas no primeiro capítulo e a partir daí 20 e poucas de novo.

    Enfim, não que isso fosse relevante dentro do que eu escrevi, porque num contexto geral, os mangás de qualquer gênero não começam seus primeiro capitulos com as quantidades de páginas que o LC apresentou, e ainda mais com páginas coloridas, muito menos os mangás de Saint Seiya, nem mesmo o clássico, começaram no ritmo puxado do LC.

    A questão sobre este ponto não é dizer que o LC é melhor pela quantidade de páginas que apresentou desde os primeiros capítulos, mas quis colocar que para desenvolver a história dessas páginas e para produzí-las, era preciso uma boa antecendência que o coloca em uma outra perspectiva quanto a sua origem em relação ao ND que foi publicado antes, mas com pouquíssimas páginas. Era este o ponto, mas infelizmente vc não compreendeu e nem se deu ao trabalho de ler o restante, já taxou tudo de parte de uma "mania de achar que quem de um dos dois mangás tem que fazer isso diminuindo o valor do outro", ou seja, taxou o que eu escrevi de algo pró-LC e contra-ND, o que eu deixei bem claro desde o começo que não era a intenção.

    Mais uma vez, que isso fique de exemplo sobre o tipo de comentário que não me interessa.

    ResponderExcluir
  8. Antes de comentar sobre esse artigo, gostaria de parabenizar a todos que estão envolvidos neste maravilhoso site/blog sobre Saint Seiya.

    Meu nome é Marcelo e sou novo por aqui, como a maioria sou fã de Cavaleiros. Até achar o Taizen, eu realmente acreditava que o Cavzodiaco era o lugar mais completo que existia para saber mais desta serie tão amada ( que erro meu hein XD) até que por um acaso eu encontrei este lugar. As matérias que vocês publicam são muito bem elaboradas, estudadas e comentadas, a analise ao contraria do que li por aqui são imparciais e muito bem feitas.

    As reportagens traduzidas tem informações que eu nunca saberia se dependesse do cavzodiaco ( não diminuindo ele, pois ele ainda é um site muito bom com noticias quase diárias), as matérias sobre o prologo do céu e as coisas que eu descobri lendo elas foram de grade ajuda para me tornar um fã mais completo, fora é claro as curiosidades. Por isso quero novamente agradecer a todos os envolvidos neste projeto e que não deixem que algumas opiniões mal formuladas estraguem essa forma de nos informar.

    Bem, sobre a matéria em si, achei muito bem feita, eu sinceramente não gosto nem um pouco o que o Kurumada tem fazendo com os fãs de Seiya, nem tanto pelos traços ( que não são bons na minha opinião) mas sim pela falta de coerência com sua própria obra (até agora pelo menos) como principalmente pela falta de regularidade. Todos os créditos ao Kuru por fazer seiya, mas bem que ele poderia ter um pouco mais de respeito com as pessoas que fazem ele ser o mangaka famoso que é! Os 12 primeiros capítulos de ND na minha opinião são tinta e grafite jogados fora, os capítulos além de minúsculos se perdem completamente em alguns momentos,a partir do 13 capitulo a historia muda do nada (sem uma explicação) e "recomeça" por assim dizer do inicio. Quando a historia começa e ficar boa com um enredo interessante o manga sofre mais uma pousa!!! Agora só em junho, não da para entender, fora que estas paginas publicadas até agora devem ter sido feitas desde outubro, ou seja, tempo para fazer as coisas é que não foi, havia tempo suficiente para que a publicação de ND tivesse sido semanal, ou seja, falta de respeito!
    Agora, espero que em junho, quando acredito que LC tenha se encerrado (manga é claro) ND não faça feio e continue com publicações descentes.

    Torço para que isso ocorra, pois afinal Tenkai tem que continuar, e de preferência, antes que eu morra XD

    Era isso que eu queria dizer, e saibam pessoas envolvidas com site, que agora vocês tem mais um fã se Saint Seiya para especionar o trabalho de vocês hein :P

    Antes de ir, gostaria de saber se alguma matéria sendo planejada sobre o Lost Canvas, acho esse manga incrível e gostaria de saber mais informações sobre ele e é claro, sobre a Shiori, coisas como a fama dele, a vendagem, recepção e a animação. Espero que quando LC acabar o Kuru convide ela para uma outra saga para o universo Saint Seiya.

    ResponderExcluir
  9. Muito obrigado pelo comentário Marcelo, que bom que você entendeu o espírito do artigo, que de fato não é críticar o ND e sim analisá-lo em relação aos outros mangás de SS, em especial o LC e o clássico, explorando as suas vertentes dimensionais e lançando algumas informações objetivas.

    Como eu disse ao anzo_4ever, mesmo eu me propondo a fazer algo o mais imparcial possível, ainda assim é impossível ser 100% imparcial, até pq artigos nesse estilo são também uma forma de expressar o meu ponto de vista. Mas como deixei claro, o intuito não era colocar a minha opinião sobre a qualidade do ND em destaque, então o foco principal do artigo era mais objetivo e imparcial no geral.

    No mais, todo mundo tem o direito de gostar do ND e tbm de não gostar. Mesmo eu, particularmente achando q o ND deixa a muito a desejar, especialmente, por ser uma obra que é do Kurumada, o que me leva a esperar bem mais do que vem sendo mostrado. Apesar disso, eu procuro agradar tanto aos que curtem, quanto aos que não curtem. Prova disso é que, apesar do meu gosto particular, eu me esforcei para criar uma página super objetiva e o mais completa possível sobre volume 1 do Next Dimension. Eu comprei o volume 1 direto do Japão e amassei ele todo para scanear várias páginas e poster só para mostrar aos fãs do ND aqui no site, sem mencionar que corri atrás de informações sobre o ND e até sobre os freelancers que trabalharam com o ND realmente deu muito trabalho para agradar mais aos fãs do ND. Então, por mais que eu tenha meus gostos e expresse eles em um ou outro momento, eu procuro sempre agradar também aos que não tem o mesmo gosto que eu.

    Outra coisa, eu não curto também o Episódio G, mas sei do seu valor e sei que tem pontos positivos também, até acho que o LC só conseguiu fazer mais sucesso no mundo dos fãs por conta do EpG que já veio quebrando barreiras de um novo autor com um novo traço, o que rompeu o preconceito de muitos fãs que se apegam ao traço/roteiro do Kurumada. Por isso, já estou bolando coisas especiais sobre o EpG, que tenho certeza que os fãs e os q tbm não são tão fãs assim vão gostar.

    Sobre o LC, ele no momento não é minha prioridade, pq tem uma lista imensa de coisas que estão na frente (Calendário, mais sobre os filmes, traduções diversas). Mas pretendo continuar as traduções dos especiais do anime (Cosmo Comunicado) que saem junto com os capítulos do LC. Tão logo for possível, eu vou comentar sobre os volumes e capítulos do LC, com imagens e dados, e vou tentar incluir o que vc me pediu tbm, Marcelo.

    No mais, tbm estamos trabalhando numa matéria sobre os personagens do mundo Saint Seiya, algo mais geral mesmo, lá terá espaço para falar de cada um dos personagens do LC e também do ND. Mas isso tbm vai demorar um pouco, até porque, mesmo com os colaboradores valiosos que temos, muita coisa conta só comigo mesmo pra ser desenvolvida, já que o Michael anda ocupado com assuntos particulares.

    Marcelo, agradeço mais uma vez em nome do site e de nossos colaboradores que ajudam a mostrar tudo o que você aqui, o site/blog é humilde, mas é feito com seriedade e respeito pelos fãs em geral. Não temos a intenção de nos compararmos a outros sites, mas esperamos fazer a diferença e trazer isso mesmo, curiosidades, informações e, especialmente, fazer o fã pensar sobre Saint Seiya em vários aspectos. Espero que continue acompanhando a gente.

    ResponderExcluir
  10. allan parece que vai rolar uma viagem ai pro japão
    pra mim... vc sabe onde fica o estudio do kurumada xp
    sera que se eu ficar de tocaia da pra encontrar ele? kkk
    o artigo ta de parebens com swmpre a taizen é nota 1000000000000!!!

    ResponderExcluir
  11. Realmente eu entendo que é quase impossivel se fazer um artigo sobre algo relacionado com Saint Seiya e sendo um fã da série não transmitir nem um pouco da sua opinião pessoal, mas você ta conseguindo fazer isso muito bem.

    Sobre a matéria do LC ficarei esperando ansiosamente pela publicação, afinal de contas, outros artigos é que não faltam não é mesmo?, e com as traduções dos Cosmos Comunicados ja da para ir esperando XD

    Episodio G eu gosto, só que acho que a falta de informações sobre ele, e a demora nas publicações dos capitulos é que acabam deixando ele em segundo plano, apesar que em termos de qualidade ele seja incrivel, tbm estou ansioso pela publicação.

    No geral, tudo relacionado a Saint Seiya me interessa, e a proposito, se conseguir achar o endereço do estudio do Kuru como o anonimo ali pediu, pode me passar tbm??? XD
    kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  12. Caro Anônimo que vai pro Japão, para esclarecer, eu não vivo no Japão, pq vc disse "vou aí no Japão". Hehehehe.

    Respondendo à você e ao Marcelo, eu não lembro de ter visto o endereço do Kurumada Pro propriamente dito em nenhum lugar, mas vou dar uma olhada com calma para ver se encontro. Acho que o endereço dos estúdios dos mangakas não costuma ser revelado por aí, se vc prestarem atenção no video do Manga no Genba que eu coloquei no site, quando o pessoal do programa vai ao Kurumada Pro, eles não mostram a plaquinha com o número do lugar e nem mostram exatamente o caminho para chegar lá. Se não me engano, o estúdio dele fica em Yokohama, acho que estando lá fica fácil de encontrar se procurar se informar.

    Geralmente, os mangakas recebem cartas ou qualquer contato através da editora de seus mangás. Hoje, se vocês quiserem enviar uma carta ao Kurumada ou Shiori, devem enviar ao endereço expresso toda semana nas páginas do mangá (e nas do ND quando ele sai), lá eles sempre incentivam os fãs à escreverem. Só que é muito difícil receber alguma informação do Kurumada sobre curiosidades que temos, são pouquíssimas as ocasiões em que ele tirou dúvidas de fãs sobre SS, e quando ele faz, sempre dá um jeito de falar de suas outras obras.

    De todo modo, vou ver se acho o endereço do Kurumada Pro especificamente, se eu achar eu posto no blog mesmo, à título de curiosidade.

    No mais, aviso que neste fim de semana tem mais perguntas e respostas do Sion de Áries. Durante a semana vou tentar postar as curiosidades do filme 2 de Saint Seiya e vou criar uma página também sobre alguma publicação japonesa (aceito sugestões) no estilo das páginas da Jump Remix, ND vol 1 e etc.

    Mais uma vez, obrigado pelo apoio, é muito importante mesmo.

    ResponderExcluir
  13. Legal!
    Estava estava esperando as outras partes das publicações da Tokumori para saber se tinha mais do bloco em q o Shion "responde" ao fãs!
    Aguardando!
    =D

    ResponderExcluir
  14. E por falar no mangá de ND, será que poderiam me informar onde posso comprar a edição japonesa?
    Não vou aguentar esperar sair por aqui =P

    ResponderExcluir
  15. Bom, eu comprei o meu direto do Japão, existem muitos sites de lojas online de lá que entregam aqui, e olha, te garanto que sai muito mais barato do que importar pela FONOMAG (que é uma loja de São Paulo que trás do Japão e costuma cobrar mais caro, até pq, como loja eles tem q lucrar em cima do "trabalho" de importar). Tem certos sites brasileiros de Cavaleiros do Zodíaco por aí que fazem a maior propaganda da FONOMAG e de outras lojas e produtos de Cavaleiros com interesses próprios, mas eu digo que, se vc tem dinheiro e um cartão de crédito que te permite fazer comprar internacionais, vale à pena tentar comprar direto do Japão, especialmente livros e mangás, sai bem mais em conta, pq, ao contrário do que dizem por aí, não há impostos sobre eles (é garantia da nossa Constituição Federal). Nem os impostos japoneses caem sobre livros e mangás importados, a gente compra ainda mais barato do que os próprios japas. Mesmo com o dólar alto e com a taxa de entrega (o que realmente pode ser naturalmente caro pela distância), o meu ND volume 1 saiu por pouco mais de R$ 30 reais (lembrando que a cotação de dolar considerada é a mais próxima do dia de fechar a sua fatura do cartão). Eu acho que a qualidade do ND é igual a dos "film books" que a Conrad vendeu, só que o ND tem uma capa com o logotipo do ND em alto relevo. E é legal comprar outras coisas originais tbm, mesmo pra quem não sabe japonês. Os artbooks de Saint Seiya, que tem mais imagens do que informações (e eu até tento traduzir tudo que é de informação que tem neles ainda) é item que agrada a todo fã em geral.

    ResponderExcluir
  16. Andam dizendo que o Ring ni Kakeru vai ter novos episodios em breve
    Sera que o Shingo Araki volta a trabalhar com o Kurumada nessa serie?

    ResponderExcluir
  17. Não sei, mas como Araki não é a única pessoa capaz de fazer aquele tipo de traço, se ele não voltar, acho que outra pessoa pode se encarregar disso.

    ResponderExcluir
  18. Nicol no artigo esta escrito que o nd é o primeiro mangá lançado a totalmente cores,mas não teve outros mangás antes dele lançado totalmente a cores?

    ResponderExcluir
  19. desculpe esta postando coisas nada a ver com o assunto mas achei interessante, veja isso

    http://www.geocities.jp/ranmaurusei82/ranma/ranma1808.html

    ranma 1/2 fez homenagens a cdz?

    ResponderExcluir
  20. Sobre o ND, pois é o próprio Kurumada disse em uma nota no próprio volume 1 que os mangás são tradicionalmente em preto e branco. Ocorre de mangás terem algumas páginas coloridas, mas que eu saiba um volume de mangá totalmente colorido só o ND mesmo. Mas se vc souber de outro na história dos mangás que tenha sido publicado todo colorido, por favor pode me informar que eu me corrijo.

    Sobre o Ranma 1/2, pois é, pelo visto Ranma mostra técnicas em comum com, mas teria de saber a data de publicação desses capítulos do Ranma 1/2 pra ter certeza absoluta de quem veio primeiro

    ResponderExcluir
  21. segundo a wikipedia o ranma 1/2 é de 1987 – 1996
    ranma veio 2 anos depois de cdz e esse golpes em cdz aparecem logo no começo
    e o que que falam nesse site?

    ResponderExcluir
  22. Se a wikipédia tiver a data exata, então é isso mesmo, Ranma se inspirou em SS.
    Naquela página não diz nada de mais, além dos títulos dos capítulos, o autor da página coloca os dois poemas chineses de Li Bai (ou Rihaku em japonês) que são a inspiração em torno de Shiryu.

    ResponderExcluir
  23. legal hein,ranma mais um grande sucesso que se inspirou em cdz. apesar que esses golpes tambem existem no ring ni kakero,agora fica a duvida se foi de cdz ou ring ni kakero xD

    ResponderExcluir
  24. "Desenhei uma nova obra de "Seiya", totalmente colorida, na Weekly Shônen Champion que será vendida na próxima semana. Não vá perder ou se arrependerá por toda a vida. Sério!"

    Huhauhauhauha... Kurumada tem cada frase pra chamar a atenção.

    Gostei bastante do artigo, foi bem crítico e bem construtivo. Apesar dos pontos citados, não vi parcialide aqui, pois se fosse teriamos um artigo que diminuísse uma coisa pra exaltar outra, e o que foi exposto foi uma análise pra nivelar e dizer que todas as obras, dos mangás até o Prologo do Céu, estão no mesmo nível, independentemente da autoria, isso pra mim é imparcialidade de análise.

    Bom, com relação ao lançamento ND/LC tudo leva a crer que realmente foram obras gêmeas. Nasceram juntas mesmo, pelo desenvolvimento e o incrivel número de páginas do inicio, é possível até supor que LC começou a ser produzido antes de ND, mas não publicado (As duas obras foram aprovadas juntas e seus trabalhos podem ter sido em ritmos diferentes). Outro ponto importante é que no início, as páginas coloridas de LC foram colorizadas pela Kurumada Production, logo percebe-se o traço de Shiori em cores e textura e de alta qualidade (a mesmas de ND).

    http://i38.photobucket.com/albums/e140/Mallandro/saint_seiya_shiori_1b.jpg
    http://www.cavzodiaco.com.br/images/lostcanvas/41/3.jpg

    Kurumada trabalhava ativamente no início e orientou Shiori em tudo que ela deveria saber sobre a obra. Após isso, Shiori se referia a Kurumada como um consultor ou tutor.

    Também percebe-se que o projeto Multi-Angle Dual sempre foi verdadeiro, desde sempre a idéia foi oferecer duas opções do que aconteceu. Houve até um caso curioso em que a Editora expôs a primeira capa do Volume 1 de LC junto com uma suposta capa do Volume 1 de ND (antes dos inúmeros atrasos, esta que só foi lançada anos depois com outra capa, que é a que conhecemos).

    http://img93.imageshack.us/img93/6203/ap20070328121336804.jpg

    Isso mostra que a conversa da "Legítima Sequencia" só surgiu com esses anuncios recentes, pois essa nunca foi a proposta original do mangá. Se assim o fosse, as cartas já estariam na mesa há muito tempo dizendo que mangá seria o quê, o que não ocorreu.

    LC x ND, é a maior Guerra Santa da história. Uma birra totalmente imaginária oriunda daqueles que não possuem senso crítico de maturidade para tratar de um assunto tão simples. Acho que você foi corajoso em escrever isso, já que Saint Seiya está entupido de fãs que se encaixam em um dos 4 pontos mostrados. Mas estou satisfeito ultimamente, com o advento do anime de LC, muitos pararam pra pensar em como a obra deve ser tratada e conseguem administrar melhor as próprias opiniões sobre a dualidade LC/ND e seus respectivos laços com o clássico. As duas versões são paralelas entre si e canônicas ao clássico, e é perfeitamente possível. É um assunto que já enjoei de debater, mas deixa pra lá.

    ND pra mim é uma decepção como obra e terrível como mangá. Os fãs devem SIM ser muitos exigentes e esperar uma obra ímpar de Saint Seiya, e Kurumada no papel de MESTRE mangaká e criador deve atender. Ser o MESTRE, não é ostentar um título, é mostrar que sabe o que faz e ganhar as pessoas por isso. No Japão apesar do mangá ter vendido bem (graças ao marketing mortífero) muitos fãs criticaram duramente o mangá e os fatídicos 12 primeiros capítulos, já acessei varias lojas online e em todos os sistemas de nota por estrelas numa escala de 0 a 10 davam média 4 pro mangá.

    Quanto ao Tenkai-hen pra mim não tenho como esconder minha resignação, pois achei que Kurumada foi o maior mau caráter que existe, ele já tinha a intenção de fazer algo que fosse contra o que foi estabelecido. Suponhamos, que o Yamauchi tivesse seguido religiosamente as idéias de Kurumada, o filme contaria uma versão para o despertar de Seiya, que nada teria a ver com a Antiga Guerra ou voltar no tempo. De qualquer maneira, ND iria entrar com conflito de um jeito ou de outro. Isso bate bem quando Kurumada disse que um de seus maiores desejos era fazer o Tenkai com suas próprias mãos e desenhado no seu próprio traço, quem vê, pensa que ele autorizou o filme, mas com uma certa má vontade. Lembrando que não estou culpando Kumada por nada no filme, só pelo que ele fez em ND. Enfim, o mangá nunca conseguiu anular nada do anime desde épocas remotas e não é hoje que ele fará isso.

    Bem, só sei que ND com apenas 16 capítulos em 3 anos já revirou o mundo de SS de pernas pro ae e promete fazer mais, então que assim seja. Tenho LC anime e mangá pra me contar o que aconteceu, numa visão que respeita totalmente o clássico, quem não curte, espere por mais um capítulo de ND. Quando se conta um Mito (a alma do projeto LC/ND) ninguém tem a verdade absoluta.

    E é isso... Sei nem se isso cabe... XD
    Enfim, ótimo trabalho e continue assim.

    ResponderExcluir
  25. oi bons comentarios.
    eu sou do tipo de fa que não se prende ao kurumadismo mas sei que a "linha principal" é a dele sendo que tambem sei que como toda historia a seus pontos de vista e tambem compreendo que pode haver realidades alternativas como o proprio kurumada descreve detalhadamente em nd(gente do futuro(pra quem ta no passado) indo pro presente) mas eu não compreendo so um detalhe disso tudo(por que as pessoas do passado em lc e o pricipal secundario se e que eu posso dizer isso do tema(o pricipal sera sempre o seiya)nos dois são iguais aos do presente e tem ate o mesmo nome no caso dos espectros) seria isso uma "reencarnação absoluta" que não podem ser >>guerreiros>> revividos pois na serie classica na saga de hades nã me lembro se é o myu que diz que eles são guerreiros da atualidade mas os guerreiros de lc se parecem muito com eles e tem a relação das "contas dos de virgem" que impedem que eles revivam mas na serie classica e dito que é só uma forma de contabilsar os espectros derrotados ufa cheguando ao ponto
    o que eu não entendo e por que ha tanta contradição e se na ha me expliquem detalhadamente eu vos agradeço.

    ResponderExcluir
  26. Há muito foi explicado que os Espectros são humanos comuns que foram possuídos pelas Estrelas Maléficas (MaSei), isso explica pq eles lutam sem necessidade de trainamentos e certamente pode ser a explicação para os Espectros possuírem os mesmos rostos e nomes. Com exceção de Kagaho que, ao que tudo indica é a vida passada de Ikki. Então, determinados humanos compatíveis ou predestinados as MaSei são possuídos e se tornam Espectros. No LC, foi dado um significado mais especial ao rosário, mas considerando que a explicação foi dada no passado, mesmo ela não tendo sido replicada no presente de Seiya e seus amigos, não quer dizer q essa função não exista. Há muitas coisas que são ditas ou mostradas em deteminado momento e que nunca haviam sido mencionadas em outros momentos, infelizmente, isso faz parte, mas não é motivo para ignorar de qualquer maneira.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas