Armaduras (Cloth), um tema interessante!

Pouco tempo atrás aconteceram duas coisas que me fizeram pensar sobre escrever algo sobre o tema em questão. No começo, ao voltar a escrever sobre os filmes de Saint Seiya, eu li coisas que eu mesmo tinha escrito sobre as Armaduras e toda sua questão de restauração e evolução. A outra coisa que me fez pensar em escrever um pouco sobre isso foi os apelos de alguns leitores no orkut para que voltassemos a escrever um pouco sobre determinados temas. Realmente, faz um bom tempo que não escrevemos algo da nossa cabeça mesmo sobre alguma coisa da obra, ultimamente temos feito traduções, Calendário, curiosidades e coisas do tipo. Então, pra exercitar um pouco essa parte do site, vou expor aqui alguns pontos sobre as Armaduras Sagradas.

O Hipermito nos diz que:

O que são Armaduras Sagradas (Cloth)?

As Armaduras Sagradas que os Cavaleiros usam foram criadas conforme as instruções de Atena. Dizem que foram feitas por mestres alquimistas no Continente Mu, tendo como matéria-prima o Oricalco e o Gamânio. Se pequenos danos lhes forem causados, elas podem se auto-regenerar com o emprego de Pó de Estrelas. A Caixa de Armadura onde os trajes são colocados serve como um dispositivo de preservação da vida da Armadura, cada Armadura possui uma especial para si, e elas parecem que receberam o poder para proporcionar a função de auto-restauração.


Basicamente, quando as Armaduras são seres vivos e podem morrer como um, ou se recuperarem de danos por si próprias como os seres vivos se curam por si mesmos se os danos não forem muito grandes. Nas 12 casas, Mu nos mostra que às vezes as Armaduras podem permanecer com danos imperceptíveis aos olhos nús, mesmo quando parecem regeneradas naturalmente:




Só que, tanto no começo do anime quanto do mangá, vemos que após a batalha entre Shiryu e Seiya, as Armaduras de Pégaso e Dragão são dadas como mortas, mesmo os danos não tendo sido tão fortes quanto os que vemos posteriormente ao longo da obra. O que acontece? Será que Dragão e Pégaso eram mais frágeis por algum motivo? Mas como é possível se não tinham sido usadas há séculos? Realmente, são questões que não foram consideradas por Kurumada no começo de tudo.

Enfim, vamos falar mais sobre as Armaduras em outra ocasião.

Comentários

  1. eu acho que pelo menoos a armadura de pegaso ja começou a serie classica meio ''morta'',ela era a mesma que o tenma usa no começo do lost canvas e ainda por cima mais precaria com algumas peças faltando

    ResponderExcluir
  2. Bom, para todos os efeitos, a Armadura de Pégaso que Seiya ganhou estava em ótimas condições, até porque, a Armadura de Pégaso aparentemente sofreu uma involução (algo tipo o que aconteceu no Tenkai). A Armadura de Pégaso foi usada por Tenma, mas aparentemente naquela época ela evoluiu até que o Tenma morreu e ela foi guardada de novo, por mais de 200 anos até os tempos atuais, para o Seiya usar. Então considera-se que: a Armadura foi restaurada e guardada e de alguma forma ela voltou a sua forma original nesse tempo de hibernação, ou considera-se que ela simplesmente foi guardada e os anos de repouso no cofre (Padora Box) foram responsáveis por curá-la de qualquer dano que tenha tido. Em todo caso, não acredito que Seiya a tenha recebido meio morta, do contrário Shaina teria destruído logo ela no primeiro encontro com o Seiya, considerando que ela é de Prata e teria poder destrutivo maior que o de Shiryu naquele momento.

    Enfim, vou abordar esse ponto em breve, aliás, quando se fala de auto-regeneração de Armadura, vemos que há certas peculiaridades quanto a esse fator de cura.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas