Filme Tenkai - O que Yamauchi disse...

Olá amigos!

Com o fim dos Elísios, é hora de analisar e reavaliar certos aspectos de Saint Seiya, dentre eles o mais mal compreendido dos filmes: o Prólogo da Saga do Céu (Tenkai-hen Joso).

Considerando isso, coloco aqui a página com a pequena entrevista do diretor Shigeyasu Yamauchi, vale a pena conferir:



Junto com essa inédita entrevista de Yamauchi, coloco o scanlation das explanações do filme. Michael sumiu de novo, então estou esperando ele aparecer para me ajudar a fazer o scanlation das outras páginas desse livreto.

Até a próxima!

Comentários

  1. nao ta aparecendo nada,só Sorry, Service Temporarily Unavailable

    ResponderExcluir
  2. Bom, o server ter caído nessa hora, mas agora está normal. Isso acontece algumas vezes.

    ResponderExcluir
  3. da uma tristeza ler coisas relacionadas ao prólogo do céu... eu era feliz e não sabia

    chegou a ser divulgada as imagens da carruagem de zeus?

    ResponderExcluir
  4. Não, e ao que parece nunca chegou a ser desenhada, a carruagem e outras idéias foram cortadas ainda no script, houveram pelo menos 13 versões do script, toda ver que algo precisava ser mudado, por conta do tempo da produção muito apertado (já que o objetivo era simplesmente lançar o filme para comemorar o aniversário da carreira de Kurumada naquele ano).

    ResponderExcluir
  5. Eu apreciei imensamente a matéria, cheia de dados que gostei muito. Parabéns e, obrigada por repartir. Beijos. Eliz.

    ResponderExcluir
  6. Bem antes de mais nada gostaria de parabenizar a equipe taizen pelo trabalho que vocês tem feito,sem duvidas o melhor site de Saint Seiya heheheh pena que o gás do site tem diminuido heheheh,mas compreendemos \o ...
    Gostaria de saber ser alem do que foi mostrado nas Explanações da Obra há algo que não tenha citado no livreto que você saiba???
    Uma coisa que fiquei com duvida é ser o Kurumada que deu mesmo a ideia de trazer os dourados de volta a vida ou isso partiu mesmo do Yamauchi???
    uma outra duvida que vem martelando os fãs é por que Aiolos não recebeu a punição,você sabe algo referente a isso???
    Vi que entre os videos do Taizen há uns bem interessante entre eles tem Saint Seiya's real comics Staff e gostaria de saber ser há alguma possibilidade de você legenda-lo ou então pelo menos dizer ser ele diz algo importante sobre o futuro da série ou algo referente a Saint Seiya,quando este video foi lançado o mangá ser encontrava em que etapa???
    O mesmo vale pelo Saint Seiya Meikai-hen Interview alguma chance de você legenda-lo ou pelo menos dizer algo importante que foi dito no video???
    Bem espero que você possa dá continuidade ao Calendário Geral por que ele tá muuuito bom hehhehe..estou curioso pra saber mais sobre esse Final complementar da saga de Hades...por acaso você possui scans dele e o que você poderia dizer em torno dele:n° de paginas,conteudo etc...
    Bem é só isso mesmo hehehhe continuem assim \o/

    ResponderExcluir
  7. Eliz e Shadow_sonsui, obrigado pelos comentários.
    Bem, vamos às respostas. Sobre o gás do site: pois é, Michael teve problemas com a conexão e sumiu de novo, e eu acabei arrunando um trabalho nas últimas semanas, aí acabei ficando muito ocupado, mas podem confiar que o tempo que as coisas estão paradas é só aparente, pq logo postamos coisas novas que estamos sempre produzindo.

    Bom, além do livreto, existem os comentários em áudio do DVD japonês (que estão tbm traduzidos por completo no nosso site) e além disso existem comentários particulares de pessoas como Tsujita, Araki e Himeno que complementam mais os bastidores do filme, são coisas que ainda estão nos nossos planos de tradução. Existe ainda algo bem maior que eu deixei como "???" na página de curiosidades do filme. Isso é algo que estou traduzindo há tempos e que também acrescentará bastante ao entendimento do filme.
    Sobre a idéia dos dourados: segundo o próprio Yamauchi (no livreto e nos comentários em áudio do DVD) foi idéia dele mesmo, embora o que ele queria mesmo era que eles revivessem, mas não foi possível pq a história ainda precisava ser desenvolvida.
    Sobre Aiolos: bem, oficialmente, nada é dito sobre isso. O que especula-se é que Aiolos tenha recebido uma punição muito pior que a dos outros dourados.Mas realmente é um mistério.
    Sobre os vídeos: bem planos de legendar esses vídeos não temos, existe uma vontade da minha parte, mas como tem muitos outros projetos na frente, acho que isso pode não acontecer ou então demorar muito pra sair, mas garanto que falei sobre o conteúdo destes videos de entrevista em breve, e também falarei sobre o "real staff" em breve também (na verdade, isso é algo que está muito perto de sair). ALiás, outra entrevista breve, mas curiosa, do Kurumada tbm será colocada online no nosso site (essa com legendas) em breve, fala-se até algo sobre o futuro de SS, vale a pena esperar. Até o fim da semana ela estará no ar.
    Sobre o Calendário Geral:sim, tenho planos de continuá-lo, o mês de Agosto está praticamente pronto. Essa semana ainda tem ele aqui.
    Sobre o final complementar da saga de Hades: na verdade eu tenho todas as informações sobre isso, mas não é nada grandioso, como bem mencionei no artigo "Hades na década de 90". AGora que vc mencionou, posso fazer um upgrade nessa matéria essa semana adicionando novidades que descobri e falando um pouco sobre os dois finais de Hades.
    Espero ter respondido tudo, e agradeço por esse feedback, é sempre bom pra gente saber o que dar preferência, pq como só existe Michael e eu, é coisa demais pra publicar aqui, precisamos saber o que vcs querem ver.

    ResponderExcluir
  8. Nessas entrevistas o Kurumada fala de Ring ni Kakero? XD
    E esse programa especial da NHK sobre o Kurumada vcs pretendem colocar no site?

    ResponderExcluir
  9. Obrigado Nicol por esclarecer minhas Grandes duvidas XD hehehe
    Assim você tá certo é sempre bom saber o que o publico quer ver hehehe...sempre que puder tarei comentando ^^
    Mas eu ainda tenho mais algumas duvida hehehe...é em relação ao comentario que Yamauchi fez no COMENTÁRIOS EXPLICATIVOS uma coisa que não entendi:
    (Y): É. Eles não tem. Só essa imagem. Eu indaguei que nós fizessemos eles só na última cena desse filme com o rei dos deuses derrotado...

    O que ele realmente quis dizer sobre isso???

    Na enciclopedia Taizen tem uma sessão agora não me lembro o nome dela,mas nela fala das Kamuis e há uma imagem de um personagem trajando uma Kamui o que aparenta ser Zeus...Há alguma confirmação de que esse personagem possa ser mesmo Zeus ou ela é apenas uma mera ilustração mostrando como seria uma Kamui de um deus olimpico???

    Há alguma imagem concreta ou descrição de como seria aparencia de Zeus???

    Assim a proposito sobre esse programa especial do Kurumada,ela já foi exibida ou ainda vai ser exibida???
    Tem mais ou menos previsão de quando você estará disponibilizando no site ou pelo menos dizer ser ele anunciou algo sobre uma possível continuação ou algo referente a obra e seu futuro...
    ah sim como você falou em cima sobre que a carruagem de Zeus não ter sido desenhada então possivelmente os dois anjos que supostamente deveriam aparecer tambem não foram desenhados,certo?
    ah sim pra terminar hehehe
    Foi o Kurumada mesmo que desenhou Apolo,Artemis,Touhma,Teseu e Odisseu???
    Bem é só isso mesmo
    Abraços...

    ResponderExcluir
  10. Pois é, ao que tudo indica, a idéia era fazer Zeus o grande vilão, e os outros deuses seriam mostrados no fim do filme, junto com Zeus, num daqueles momentos clássicos dos filmes em que o grande vilão é derrotado, mas isso tudo ficou só nas idéias. Enfim, é o que dá para entender, de todo modo, como o filme era só um prólogo, ele realmente não poderia fazer tudo isso no final desse filme.

    Sobre a imagem de Zeus da enciclopédia oficial, realmente dá a entender que seja Zeus, mas nada oficial é dito, não há sequer confirmação de que tenha sido algo feito pelo Kurumada (ou sua equipe) ou algo feito a parte pela equipe que criou a enciclopedia. Em todo caso, essa e algumas imagens do anime são as únicas referências existentes de como seria Zeus.

    O programa que o amigo teaser 02 comentou acima ainda não passou no Japão. Ele será exibido e reprisado no final dessa semana mesmo. Segundo diz o site oficial do show, será uma LONGA ENTREVISTA, ao que parece Kurumada promete revelar coisas sobre o futuro de Saint Seiya. Eu pretendo pelo menos fazer referência a essa entrevista sim, mas não sei se irei legendá-la, pq é muito grande e com certeza não foca só em Saint Seiya. Enfim, posso até mostrar aqui e comentar sobre o conteúdo, mas não tenho planos de legendar isso.

    Agora a outra entrevista de Kurumada q eu pretendo colocar aqui, é curtinha e algo do passado, mas onde Kurumada dava pistas do que queria pro futuro pós-Hades.

    Pois é, como a idéia dos 4 anjos e da carruagem estava só no script, certamente não saíram das palavras do script. Mas se, remotamente, eles foram esboçados (talvez Himeno confirme isso, já que ela comenta algo sobre os Anjos no Hikari), eles só apareceriam na continuação do Tenkai.

    Sim, foi o Kurumada mesmo que desenhou Apolo,Artemis e Tohma,já os outros Anjos foram totalmente desenvolvidos por Araki, Himeno e Yamauchi. Embora Kurumada tenha desenhado esses personagens, eles foram refinados por Araki, tal qual aconteceu com tantos outros personagens que Kurumada criou, como Abel, Durval, Frey, Freya, Loki e etc.

    Ah, sintam-se à vontade para perguntar algo, é sempre um prazer responder, é também uma forma de saber o que querem ver aqui no site. Já vi que preciso adiantar tudo que eu tiver sobre Hades, Tenkai e planos pro futuro de SS, hehehe.

    ResponderExcluir
  11. Opa, o post acima é meu, é que fiz logado em outra conta do google que eu tenho. ^^

    ResponderExcluir
  12. opa,valeu!!! se assim eu vou fazer outras perguntas ehehehe

    vc sabe se o kurumada tem filhos?
    é verdade que o kurumada chegou a participar da animação do primeiro episodio da saga de poseidon?

    ResponderExcluir
  13. Que eu saiba Kurumada não tem nenhum filho.

    Ah, sobre isso do Kurumada participar da animação de Poseidon, até agora eu não tinha lido nada à respeito, mas acho muito improvável que isso tenha acontecido, já que ele sempre se ocupou do mangá e o máximo que fez pelo anime foi dar idéias e esboçar personagens, como mencionei antes. O primeiro episódio de Poseidon, possui participação mais ativa de Araki e Himeno, quando digo mais ativa, entandam como "desenharam os genga (desenhos principais do movimento - leiam a matéria PRODUÇÃO DO ANIME)", além de ter supervisionado todo o resto da animação. Poseidon foi a fase de SS que mais teve a mão de Araki e Himeno, por esse motivo, o filme do Lúcifer não contou com o toque especial deles, o que faz esse filme ser o que menos gosto, não que o traço seja feio ou a animação ruim (dá de pau em muitos OVAs recentes), mas em comparação aos outros filmes, ficou um passo atrás, pelo menos no meu conceito.

    Ah, pessoal que acompanha e estes comentários (estou contente de saber que estão lendo isso aqui ^^) eu tentei com todas as minhas forças terminar uma coisa ontem para colocar no site, mas não deu, hoje tentarei de novo (embora tenha uma reunião depois do trabalho). Mas adianto para vcs que estão aqui olhando isso, que estou no final de uma interessante tradução de comentários de Kunio Tsujita ( q cuidou das cores de SS) sobre cada um dos OVAs do Meikai Zensho, Kosho e Elysion. Tem algumas coisas interessantes, pra quem curte curiosidades dos bastidores, vale à pena conferir! Torçam pra que eu consiga preparar isso hoje, do contrário de amanhã não passa.

    E fiquem à vontade pra postar, esse espaço é nosso!

    Ah, e se quiserem um papo mais prolongado, usem a nossa lista de discussão por e-mail, ela anda meio abandonada, mas eu posso responder e trocar idéias lá também.

    ResponderExcluir
  14. po,tinha um boato que o filho dele se chamava seiya e era do signo de leão e isso explicava algumas coisas na serie XD.então era só boato mesmo

    naquela entrevista em que o kurumada diz que os americanos queriam fazer um seriado live action da serie,vc sabe mais alguma coisa sobre isso?
    eu acho que ficaria bacana,ainda mais depois de ver garo

    ResponderExcluir
  15. hehehe realmente Nicol já vai ter adianta o material como vc falou hehehee
    Estamos na torcida pra que vc possa colocar a tradução do comentário do Kunio Tsujita e será que ele faz comentário geral sobre a Saga de Hades e sua qualidade?

    ResponderExcluir
  16. Bom, estou aqui, acabei de acabar a tradução completa dos comentários de Tsujita sobre cada um dos episódios do Meikai e do Elysion. Infelizmente, tenho que acordar cedo amanhã, então só vou poder montar a página amanhã de noite (vou adicionar algumas imagens pra ilustrar o que ele fala).

    Como Tsujita já sofreu repreendimentos no passado por falar o que não devia, não esperem que ele critique os OVAs, ele procura destacar o que há de bom dos bastidores, pra quem gosta de ver o lado positivo dos OVAs tão criticados, é algo valioso de ler, e pra quem curte informações de bastidores também, claro. De brinde, Tsujita ainda provoca um pouco sobre o futuro de Saint Seiya, em vários momentos há sutis referências ao Tenkai, por exemplo, e o final dos comentários há uma manifestação clara de seu desejo com relação ao futuro.

    Sobre o live-action, bem só o que sei é q realmente chegaram a fazer um episódio-piloto, como bem dizem na entrevista que coloquei aqui no site para a revista francesa Animeland. Mas ao que parece, o projeto não foi adiante.

    A propósito, a entrevia de Kurumada que foi anunciada recentemente no Japão, já foi exibida, e não deu em nada de interessante. Ao que parece Kurumada falou de todas as suas obras e algumas peculiaridades dela, e de SS só declarou coisas sem objetividade, que Saint Saint vai continuar com novas visões e que o ND parece q também vai continuar, enfim, se eu conseguir o vídeo eu posto algo sobre isso.

    Be, eu já decidi o que farei após postar a grande tradução dos comentários de Kunio: vou postar mais um mês do Calendário Geral e em seguida vou postar um especial sobre os dois finais de Hades no mangá, depois disso eu vejo o que devo dar prioridade. Tomara que o Michael volte também, pq assim muito mais coisa é adiantada.

    ResponderExcluir
  17. Yamauchi foi um gênio em CDZ e infelizmente Kurumada não soube reconhecê-lo como tal. Confesso que lamento muito pela qualidade previsível e sem originalidade de Inferno e Elíseos, mas muitas vezes agradeço pela produção dos mesmos...afinal esse era o nosso maior desejo.

    Ainda espero ver Saint Seiya com a qualidade merecida...Claro que sem o Studio Mao e Yamauchi será difícil, mas não custa sonhar como sonhávamos com Hades em anime.

    ResponderExcluir
  18. Como sempre Obrigado Nicol hehehe
    Caramba então ser for como você mesmo disse então a intenção do Yamauchi era fazer a Saga de Zeus compactada em um filme O.O ...realmente não teria como fazer isso já que muitas coisas teriam que ser cortadas XD...
    ah sim Nicol e como tá indo -???- ? to curioso pra saber do que ser trata ser bem que já desconfio do que pode ser,bem lá vai chute de tudo o que você colocou sobre o Prologo do Céu ainda falta + uma coisa e esssa coisa seria os 20 videos do staff do filme hehehe será que acertei hehehe....bem tenho + algumas duvidas hehee
    li algum tempo atrás não lembro onde que foi o propio Yamauchi que criou a Maldição de Hades...ele realmente que criou isso??
    e a proposito creio que você soube das duas imagnes que vazaram do suposto mangá de Zeus..o que você sabe de concreto em torno dessa imagem...e você sabe de algo em torno do Tenkai em mangá e anime???
    algum indicio de que saia???
    E agora que Hades chegou ao fim voltemos na epoca do Meikai quando Kurumada escreveu uma carta ser não me engano justificando a troca de dubladores e cita o interesse de fazer uma triologia de Zeus e com o final de Hades fica claro que Kurumada e a Toei descartou o Prologo seguindo fielmente o mangá ignorandso o lance da Maldição de Hades e pelo entendimento em torno disso creio que o que o Kurumada quis dizer é que possivelmente ele irá refazer o Prologo do Céu O.O ...é o que eu acho já que Kurumada não gostou do filme e meteu pau nele e com um novo Prologo ele poderá TALVEZ corrigir erros e tampar buracos deixados pelo filme e assim poder dá continuidade a história...já que ia ficar "chato" ter que ficar tantos mins explicando os buracos...

    ResponderExcluir
  19. Grato pelos comentários Fernando.

    Para o Shadow_sosui:

    Na verdade a intenção de Kurumada com suas idéias era fazer tudo no primeiro filme, o que o tornaria muito parecido com os filmes anteriores que também contaram com a participação de Kurumada. O que Yamauchi queria era dosar a história e não mostrar tudo no primeiro filme, considerando os problemas com o tempo apertado da produção, era a melhor opção, fazer do filme o que o título dizia: um Prólogo.

    Bom, sobre o -???- do filme, digamos que está parado no momento, está dividido em 5 partes das quais apenas 2 estão traduzidas e a terceira está pela metade. Garanto que isso não é nenhum vídeo, na verdade é algo ao estilo dos comentários de Tsujita que coloquei aqui sobre Meikai e Elysion, só que são coisas bem mais abrangentes do que cores.

    Os vídeos do staff eu até posso colocar também, mas como não dá pra traduzir, não teria muita graça, o que posso fazer é comentar sobre eles, resumindo o conteúdo de cada um.

    Não, a maldição de Hades era algo próprio de Kurumada mesmo, o que Yamauchi fez foi desenvolver a forma como a maldição agia sobre Seiya e como ele iria se recuperar, isso pode ser visto nos comentários em áudio que traduzi aqui.

    Bom, sobre as imagens do Tenkai que surgiram por aí. O que eu sei é que não é de hoje que se discute sobre Kurumada continuar o Tenkai em mangá, até mesmo para expressar aquilo que ele queria mostrar, no próprio panfleto do filme, Kurumada dá a entender que não gostou muito de fazer o Tenkai direto para anime. Além do fato de que existe uma intenção da Shueisha e da Toei de ter mais Saint Seiya, considerando que os novos mangás já estão em fase negociações, o que dará mais destaque a editora Akita que os possui, a Shueisha não quer ficar atrás.

    Ring Ni Kakero 2 está prestes a acabar. Kurumada, se quiser, pode dar continuidade ao Tenkai logo após o fim de RNK2, até pq foi na mesma revista (a Super Jump) que o mangá de 8 páginas de introdução ao filme Tenkai foi publicado. Então é bem provável que algo sobre o Tenkai saia lá. Certamente, fazer um Tenkai em mangá é dar ânimo para a continuação em anime da série, coisa que todos da equipe estão esperando (como bem pode ser visto nos comentários de Kunio Tsujita que coloquei aqui no site).

    Bom, a idéia do filme Tenkai foi da Toei e Kurumada aceitou. A carta sobre a troca de dubladores foi publicada no site de Kurumada, mas não foi algo escrito por ele, na verdade, fica bem claro que foi escrito por um empregado do Kurumada Pro, tanto é que em vários momentos o autor escrevia com todas as letras "meu BOSS (chefe)" isso, "meu BOSS" aquilo...

    Por mais que Kurumada tenha aparentado desagrado com o filme, dificilmente ele será ignorado, o que Kurumada pode fazer é contorná-lo, lançando em mangá complementos ao filme, não duvidaria se ele usasse algo ao estilo ND para isso, daí viriam as tais imagens que surgiram.

    Bom, erros o filme não teve, apesar de Yamauchi não colocado tudo que Kurumada queria, o essencial do que Kurumada queria está lá, inclusive a idéia de punir Seiya com a falta de memória, e Yamauchi ainda deixou em aberto a posibilidade de Saori tbm está sem memória. Tudo que é mostrado no filme foi colocado de tal forma que desse margem a um melhor desenvolvimento na continuação, ou seja, mostrar os outros deuses, mostrar mais anjos, a carrugem de Zeus, o próprio Zeus, o significado secreto dos sinos de Marin e Tohma, etc, tudo isso pode ser mostrado na continuação sem problemas.

    Na verdade, Kurumada usou o filme para tomar as rédeas de Saint Seiya e fazer tudo o que ele sempre quis. Desde o começo, Kurumada queria, por exemplo, que novos dubladores fossem chamados para o retorno de Saint Seiya. Yamauchi deixou o filme aberto para o verdadeiro desenvolvimento, tudo era só um prologo até então, Kurumada fez uma verdadeira tempestade em copo d'água para afastar quem estava mais próximo da produção do anime e, na cabeça de Kurumada, criava empecilhos para q o anime fosse feito da forma mais lucrativa possível (tal qual foram feitos Meikai e Elísios, baratos mas com apelo lucrativo baseado somente na fama que o mangá já tinha).

    Enfim, vontade de continuar o Tenkai existe sim, mas vamos ver o que vai acontecer com Kurumada no comando.

    ResponderExcluir
  20. vlw Nicol agora as coisas ficaram mais claras hehehe
    a proposito como anda a relação de Kurumada com Yamauchi???
    os dois ainda tem amizade ou realmente brigaram mesmo???
    alguma possibilidade de Yamuchi está voltando pra Nova equipe???
    O.O quer dizer que os mangás de Zeus e Cronos estão em negociação ou você está ser referindo ao EP G e LC???
    é realmente o Kurumada poderia mesmo fazer um Slide Story do Prologo e contornar a situação...apesar de que ele confirmou que o Next Dimension irá continuar,mas tambem vem os indicios que ele concedeu na entrevista que ele deu pra revsita em que o segredo das Kamuis será revelado em breve,ser bem que ainda tem o fato de que era pros cinco está trajando as Kamuis,mas como o filme lançou cedo demais não teve como...Ser possivel teria como você colocar o trecho da carta na qual cita Zeus e Cronos...
    XD agora fiquei curioso com -???- + você irá dá um nome ou será esse mesmo???
    fiquei com masi curioso pra ler o conteudo hehehe bem boa sorte ^^ com -???- e que possa finaliza-la hehehe

    Abraços...

    ResponderExcluir
  21. Olha, não sei nada sobre como anda a relação de Kurumada e Yamauchi, mas imagino que os dois não devam morrer de amores um pelo outro depois dessa confusão. Acho muito difícil Yamauchi voltar à Saint Seiya, embora ele goste muito da obra, seria complicado voltar a lidar com Kurumada e etc.

    Não me refiro a EpG e LC.

    Bom, Kurumada disse na entrevista do livro Saint Cloth Chronicle que em breve teríamos mais novidades sobre as Kamui (as vestimentas dos Deuses), e chegou a baldear um pouco sobre aquilo que já se sabia sobre as Armadura de Atena, as Escamas de Poseidon e a Sobrepeliz de Hades. Agora isso em nada tem a ver com as Armaduras Divinas (God Cloth) de Seiya e os outros, pois elas não são Kamui, são algo próximo disso apenas, na própria entrevista Kurumada comenta q ela são o nível mais alto dentro da categoria das Armaduras de Cavaleiros.

    O filme Tenkai realmente não mostrou as Armaduras Divinas em ação, pq isso era um dos grandes trunfos do Elysion-hen que ainda seria animado, não podia-se mostrar algo que ainda não tinha aparecido no anime. Isso aconteceu com os filmes de Éris e Durval também, que na época foram feitos pensando no pós-12 casas, mas não contavam com a existência de novas Armaduras no mangá.

    Sobre o trecho da carta do Kurumada, sim, eu posso sim, mas só mais tarde, quando eu chegar em casa. Aliás, estava pensando até em colocar a tradução dessa carta logo no site, pq muitos já me perguntaram sobre ela. Vamos ver o que posso fazer ao longo dessa semana.

    Sobre o -???- , com certeza tem um nome para ele sim, só deixei o -???- para fazer mistério mesmo, pq se eu colocasse o nome daquilo, deixaria muita gente ansiosa demais para ver, e como meu tempo é curto e tenho muitas outras coisas em produção pra colocar no site...

    Eu vou primeiro terminar o mês de agosto do Calendário, depois eu retomo o -???-, assim que eu tiver pelo menos 4 das 5 partes traduzidas, eu ilustro (como fiz com os comentários do DVD e as notas do Tsujita) e coloco aqui no site, acho que ainda esse mês faço isso.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas