As Seis Aflições do Budismo


As Estrelas Malignas (antes) Misteriosas do colar de contas (aksamala) de Shaka não representam, como já visto na matéria completa, os Espectros restantes da invasão do Santuário e tampouco se encontram na fonte original das 108 Estrelas - o épico chinês "Na Margem da Água". São, por assim dizer, uma referência a uma doutrina budista (e talvez, não necessariamente, a Espectros). Os kanjis são:

忿

Ódio (ira): 瞋 e do sânscrito: pratigha.

Dúvida: 疑 e do sânscrito: vicikitsā.

Estupidez: 痴 e do sânscrito: dṛṣṭi.

Ganância (avareza, luxúria, gula, inveja): 貪 e do sânscrito: rāga.

Arrogância (preguiça, orgulho): 慢 e do sânscrito: māna.

Ignorância: 忿 e do sânscrito: avidyā.


Em conjunto esses termos são conhecidos como "Os Seis Definhamentos Básicos" ou "As Seis Aflições Básicas" elaboradas pela primeira vez em sânscrito na obra Abhidharma-kośa de Vasubandhu, autor da escola/doutrina Mahayana do budismo. Essas aflições ou definhamentos são chamados kleśa na antiga língua hindu (kilesha mais comumente no budismo).

Maiores detalhes, confira a matéria completa.


*Agradecimentos a Igor Knauss, por ter me ajudado com o entendimento dos kanjis, e ao site "La Guia de Saint Seiya", que usando uma tradução antiga dessa matéria chegou a elaborar uma teoria sobre essas Estrelas (baseada na teoria do Yogasutra) que me levou a expandir a pesquisa até o Abhidharma-kośa.

Comentários

Postagens mais visitadas